sábado, 27 de dezembro de 2014

Joia Carmelita

 Peitoral com as insígnias dos Carmelitas que está no Museu Nacional de Soares dos Reis, Porto, Portugal.
Esta foto está em uma postagem do Velharias, um dos blogs que mais gosto.



Passeio Antiguinho . Uma Casa no Canela e Uma Belíssima Escada













 A casa com esta escada fica no Canela e é hoje uma clínica dentária.
As clínicas se aproveitam da imensidão das casas antigas para se alojarem, mas muitas vezes, ou a maioria delas, modificam todo o interior e a fachada também. Adaptam como bem entendem ou precisam para adequarem ao negócio. Das antigas casas dos anos 40 e 50, tipo esta, é mantido o espaço físico. A fachada foi toda revestida por material novo, tipo ladrilho.
Adorei a escada dessa casa! É estreitíssima, degraus curtos-pintaram de vermelho!- e o corrimão é lindo, um agregado, de massa e pequenos pedaços de conchas com o seu brilho madrepérola, tipo marmorite. É vazada por aberturas circulares com decoração Déco em ferro. Dava pra ver quem estava subindo e descendo...
-Mas, minha filha, você já vai!? 
- Meu filho que bom que você está chegando! Já estava agoniada!


P.S. E esta foi mais uma casa demolida em Salvador. Passando lá por esses dias dei com um muro de madeira protegendo o terreno onde ficava a casa. Tomei um susto. Perguntei quando tinha sido a demolição a um vendedor da região e ele me disse que foi há mais ou menos um ano, ou seja, em 2019. Um horror! Ali deve ser construído mais um edifício ou então essas construções do tipo caixa de sapato para abrigar uma loja qualquer. E assim a cidade vai perdendo a sua cara e a arquitetura da cidade fica sem a representação das construções que foram erguidas nos anos 30, 40, quando suponho deve ter sido erguida a casa.

Coluna Social . Jornal Diário de Notícias . 1950




Edição do Diário de Notícias de 17 de Dezembro de 1950.