domingo, 5 de agosto de 2018

Mangaba . Mangaba . Mangaba!!!!!


Adoro!! Minha irmã comprou um terreno e construiu uma casa onde tem pés, pés, pés de mangaba, uau! a melhor fruta do mundo!!! Dá sucos maravilhosos, sorvetes, geleia, doce, mousse, tudo delicioso. Hummmmm!!!
A mangaba é uma árvore silvestre, nasce em todo o litoral do norte e nordeste brasileiro e em terreno arenoso, mas, devido ao desmatamento e construção nessas áreas litorâneas de praia, a mangaba é hoje, uma árvore fadada a desaparecer, o que espero que não aconteça, porque não me imaginaria viver sem comer mangaba.
São servidos????? 





Gatinho "Calunga de Louça"




Esses enfeites de louça simplesinhos que eram vendidos à rodo aqui no Brasil para enfeitar os tampos dos móveis e estantes - davam uma vida! - eram chamados, e não sei o porquê, de "calungas de louça". Talvez por se proliferarem loucamente qual os ratos - e nas fábricas de louça também - e se espalhavam qual praga para os lares "remediados" do Brasil
Ficavam bonitinhos na decoração e sempre com um paninho de crochê ou bordado que o valha servindo de repouso elegante.  Esse gatinho ainda tem um charme, reparem nos olhinhos, focinho e patinhas, tudo feito com um simples tracinho. Animal minimal, tem o mínimo necessário para a sua identificação, além da forma.
Esse gatinho deve ser dos anos 70, 80...
O "paninho" de crochê bem velhinho foi da minha vó materna e me foi enviado por que uma tia do Rio porque ela sabe que eu gosto de "coisa velha". É um"paninho" simples, mas com um ponto bastante bonito. E a "cor de velho" e os rasgos estão ótimos, no ponto. Um trapo magnífico.
Domingo, dia de gatinho.