domingo, 9 de março de 2014

Santa Apolônia . 2



 Já tinha colocado uma litogravura de santa Apolônia aqui no blog. Este é um santinho que deve ser dos anos 30, 40 do século XX.
Santa Apolônia é padroeira dos dentistas e protetora daqueles que têm problemas dentários. Para aqueles portadores de halitose, de mau hálito podre, fétido, acho que ela não não ajuda e nem resolve. Uma boa escovação e vergonha na cara, sim!


Santo Antônio de Pádua . Santinho Rendilhado


 Santo Antonio de Pádua. Santinho editado por L. Turgis et Fils em Paris. Este tipo de santinho, com o fundo recortado imitando renda, lembra os antigos "canivets" do século XVIII cujo rendilhados do fundo e orla  eram recortados à mão. Mãos piedosas, evidentemente! Este já é industrializado e deve ser do século XIX ou do início do XX.
A gravura ao meio é toda em baixo relevo.







Santinho de Jesus, Maria e José . Milão . Itália . 1897






Carmen Mayrink Veiga e Iara Andrade . Jornal do Brasil . Coluna de Zózimo . 1982










Amostras de Bordados à Máquina . Curso Singer . 4







 As três amostras acima não foram escaneadas na postagem anterior e, as de baixo, saíram viradas para o lado contrário.












 " A que borda..."

Amostras de Bordados à Máquina . Curso Singer . 3


Aqui estão as amostras de bordado feitos à máquina por D. Hilda da Mata quando aluna do Curso de Bordados  Singer.
Em quatro postagens coloquei todas as amostras que ganhei e que guardo com muito cuidado, pois são obras de arte. Coisas do passado, coisas que já não se faz.




Nesta amostra de bordado, as pétalas da flor é rendada e em relevo.





Eu adoro este bordado vazado, um perfil de mulher, com um jeitinho bem de época. Sempre estou colocando ele à vista, em cima de algum lugar.







A assinatura da artista!






























































Esse bordado abaixo eu acho incrível! Lindíssimo! Parece bordado para alta costura. Maison Lesage de Paris? Um bordado de uma roupa de Schiaparelli? Lacroix? Não. Foi feito por D. Hilda da Mata, em Salvador, Bahia!

















































































Esses bordados de aplicação, abaixo, são em relevo, o chapéu, a trança, a saia da garotinha e o avental com bico. As asas do patinho, os botões de flores são também em relevo.









































































Em todas as amostras há lacinhos de fita enfeitando e presos com alfinetes. Como os alfinetes estavam enferrujando e manchando os bordados, retirei, mas não joguei fora. Guardei junto com os lacinhos. Os alfinetes são antigos, grossos. Alfinetes de época!



A caixa de plástico onde guardo as amostras de bordados de D. Hilda.