domingo, 8 de setembro de 2013

Santinho - Igreja dos Mares


Dos guardados lá de casa. Até hoje chamo aquela casa dos Mares, casa de minha avó Ascenção, mãe de meu pai, de "minha casa".

Bethânia - Anos 60


Colada no álbum...

 linda foto de Bethânia!


Foto de matéria do Jornal A tarde dos anos 70. Está colada nos álbuns. Bethânia maravilhosa com seu cabelo clássico preso em um coque.Me lembrei hoje também do show Rosa dos Ventos que fui assistir com dois amigos. Ficamos tão deslumbrados que fomos para a saída dos fundos do TCA decretados pra falar com ela. Entramos na sala, que já estava com algumas pessoas e ficamos esperando.Bethânia chegou linda com um conjunto de calça ou era uma saia?? e blusa branca de tecido bem fininho, o cabelo solto - já não usava a peruca - e calçava um tamanquinho tipo oriental, salto de duas madeiras horizontais - aliás, nunca mais vi tal tamanco... Cumprimentou e falou com todos, demos logo nossos beijos e o meu amigo -  muito inteligente - perguntou: Bethânia, quando você vai para o mundo? Ela disse: para o mundo?? E falou que iria pra fora, etc. não lembro o lugar. Esse show, o Rosa dos Ventos foi perfeito e, depois dele, se Bethânia ainda não era uma estrela, passou a ser. E poderia cantar em qualquer lugar do planeta. O mundo era dela. Ela arrasaria em qualquer lugar. Me lembro que Leina Crespi estava lá, linda em um sari azul celeste bordado de branco e prata,com um véu passando sobre a cabeça. Olhos azuis enormes e lindos! Uma coisa!! Uma visão!! Fomos embora "desbundados". É isso. Lembrancinhas dos anos 70. Tempo em que eu amava Bethânia...tempo em que tudo era azul, como o sari e os olhos de Leina Crespi.

Trepadeira

Uma trepadeira que dá uma flor linda, delicada...e se adaptou a um vaso...

Bethânia e Ítalo Rossi . Brasileiro, Profissão:Esperança

 O anúncio do Jornal A Tarde. Acho que o show era patrocinado pela Pepsi Cola...


Colei em um catálogo grande que, depois de tantas fotos coladas, triplicou de tamanho!! Esse com anúncio de Bethânia,  ficou com 10 cm de altura! Pode matar um ser de tão pesado! Era do Anuário Brasileiro de Supermercados (!). Eu aproveitava tudo pra colar! Era catálogo, vamos! E um álbum novo começava...E ficava anos a colar. Aliás, esse não era só um passatempo meu: era de todos os amiguinhos de época, uma mania uma distração.

 Maquiagem magnífica!!!!

 Anúncio do Jornal A Tarde de 1970. Fui com um amigo no show da tarde. Meu pai ganhou dois ingressos-primeiras filas- e lá fomos nós, eu e meu amigo, dos Mares para o TCA, no Campo Grande. Era uma maravilha ir para a Cidade Alta!! Nessa época eu, e todos da turma, adorávamos Bethânia.O show era muito bom! Ítalo Rossi, soberbo, arrasava nos textos e Beta, outra atriz de primeira, cantava-dizia aquelas músicas de Antonio Maria magníficamente. Só ela mesmo. Infelizmente não gravaram o show- o que saiu com outra cantora, não gosto.Me lembro que, ao final, agradecendo à plateia- escrever plateia sem acento agudo, quem aguenta???tomei um susto!!! e aguenta sem trema???horror!! Bethânia se curvou muito, a peruca foi toda pra frente e apareceu a "costura da peruca" ou a "entretela que segurava a peruca". Eu vi. Vimos. Rimos horrores anos a fio por essa cena!! Inventamos uma brincadeira na época que era assim: "Leina, minha peruca! Meu cabelo tá secando, rápido! Minha peruca, depressa! rápido!!! O show vai começar!!!" e segurávamos nossos cabelos imitando a possível cena e ríamos, ríamos, ríamos!!! A partir daí, eu vi todos os shows de Berré no TCA, vi o show do Teatro Sto. Antônio com o irmão black bloc e, o Álibi, foi o último show que assisti da cantora-atriz. Eventualmente ouço alguma coisa- eu adoro a música Vida Real de um disco posterior ao Álibi, vejo alguma coisa antiga no youtube, mas me desliguei, nem sei o que ela anda cantando-dizendo. em seus discos e aparições. Das três cantoras do Maravilhoso Trio Regina- lembrando as mulheres do sabonete-, como Caetano se referiu a Elis, Gal e Bethânia em uma entrevista que deu aqui em Salvador, fico com Gal Costa e continuo com Elis Regina que é, Regina, até no nome.
 
 Essa era a roupa que Bethânia se apresentava no show:  um macacão com a calça boca de sino. Não sei se ela mudava de roupa...Acho que vestia um outro macacão de outra cor, não sei...No pescoço, mil colares, um verdadeiro mostruário! Usava uma peruca, um aplique grande. Ela estava muito, muito chique! Ela era muito chique, elegantíssima!

A foto colada- em um outro álbum!- Acho que foi da revista Sétimo Céu... Tenho a entrevista guardada.

Escaneadinha...