sábado, 30 de setembro de 2017

Casa Santa Rita . Salvador


Em um livro velho este carimbo da casa Santa Rita que nunca ouvi falar. Devia ser uma casa muito sortida, já que vendia até livros.

Monumento a Glauber Rocha . Salvador


Trabalhei durante mais de 10 anos em um local em que eu tinha que passar em frente a um monumento em homenagem ao cineasta baiano Glauber Rocha. Fiquei 3 anos trabalhando em outro lugar e deixei de passar por lá, agora, voltei a ter o mesmo itinerário e tomei um susto com que os meus olhinhos viram. 
O monumento fica numa pequena rotatória na Av. Heitor Dias, perto da entrada dos Dois Leões, perto da entrada para o bairro da Baixa de Quintas e se compunha de uma base - a única coisa que resta - de cimento coberta por granito em cima da qual ficava uma cabeça esculpida em bronze do diretor de cinema. Pregada à base ficava uma placa também em bronze com o nome de Glauber Rocha em destaque e o nome do prefeito ou governador da época em que foi inaugurado o monumento. Em volta, como dá para ver nas fotos que fiz de dentro de um táxi à noite há uns dois meses, um gradil e um canteiro circular de terra com grama.
Cheguei a ver este monumento perfeito, intacto e conservado. Um dia, passei e não vi a cabeça de Glauber!! Arrancaram, roubaram. Depois, tiraram a placa e o granito foi arrancado aos pouquinhos, um a um e, hoje, só resta do monumento a base crua em cimento. O gradil permanece, porém com parte faltando, aliás não sei como ele ainda está lá, deve estar muito bem fincado ao chão e resistiu à sanha dos ladrões.
Sempre achei estranho aquele monumento a Glauber naquele lugar, não entendo, não sei o porquê da escolha de local tão inadequado. Sei que Glauber morou nos Barris, poderiam colocar o monumento lá ou pela região do Campo Grande e Canela, dois bairros onde Glauber circulou quando jovem, pois estudou na Escola de Teatro da Ufba.
Voltando: aqui em Salvador o vandalismo impera, os habitantes noturnos fazem horrores, roubam tudo, tudo o que seja de metal para vender em qualquer ferro velho e descolarem uma grana. A cidade está toda assim e a todo momento aparece uma parte faltante em um monumento qualquer.
A cabeça de Glauber foi parar em um ferro velho e talvez já esteja derretida. Reciclada... 
Acho que se ele estivesse vivo daria boas risadas do destino da sua cabeça e da tristeza que virou o seu monumento acéfalo.
Coisas do Bra



Josephina Jordan e Mirtia Gallotti


Foto de 1985, coluna de Hildegard Angel, O Globo.






São Miguel Arcanjo . Santinho de 1942 . Oração e Jaculatória


 Santinho de uma festa em Mar Grande, Itaparica
Imaginemos como seriam as festas na antiga localidade, pomposas, evidentemente, como atesta a confecção do lindo santinho. Esperemos que a festa do Sagrado Coração de Jesus esteja ainda bem forte por lá e marcada por São Miguel Arcanjo a quem, nesses dias tenebrosos, devemos todos os dias recorrer.


 E vamos à jaculatória de São Miguel.
Adoro uma jaculatória!
 Ao sair de casa não há nada melhor!




O santinho - mínimo-  tem dois cortezinhos...será que era passada uma fitinha em cada lado e dava-se um lacinho mimoso? Acho que sim.
As beatas prendadas de Mar Grande davam a nota!
E eu dou a minha.