domingo, 20 de agosto de 2017

Cristais Fratelli Vita


Matéria da revista Muito do Jornal A Tarde de maio de 2010. Guardei a revista pela ótima matéria com texto de Ronaldo Jacobina e com fotos das peças de cristal produzidas na antiga fábrica feitas Marco Aurélio Martins que também reproduziu as fotos de época.
A revista Muito fez muitas matérias interessantes sobre Salvador e esta sobre a Fratelli Vita é um primor!  Não resisti e escaneei tudo e detalhei algumas fotos, no que fiz muito bem, pois a revista que é de 2010 já está ficando velhinha e é melhor conservá-la agora aqui no blog para o deslumbre daqueles que não sabem e não conhecem o que foi a fábrica de cristal Fratelli Vita, a importância que teve economicamente para o estado da Bahia e para a produção de peças de cristal ricamente lapidados e trabalhados e hoje reconhecidamente tidas como de alto nível artístico. Quem não leu a matéria da Muito na época irá se encantar com o luxo que já foi produzido aqui na nossa terra.
Meu bisavô paterno, Jacinto Barosa, de família de tradição na produção de cristal em Leiria, Marinha Grande, Portugal, quando morou aqui na Bahia trabalhou na Fratelli Vita durante algum tempo. Depois ele e a família foram para o Rio de Janeiro onde fixaram residência.













Este edifício me é bastante familiar, pois eu morava nos Mares, bem pertinho da fábrica da Fratelli
Tem muitos anos que não passo por ali, não sei como está o prédio, se está decadente ou conservado.




E a Fratelli Vita além dos cristais produzia refrigerantes deliciosos de sabores inesquecíveis. O guaraná, a gasosa de limão eram umas delícias e as garrafinhas de vidro gordinhas eram lindas. Adoraria ter uma garrafinha daquelas. E uma jarra ou taça de cristal também, é claro! 


Adriana Prieto . Bette Davis . O Cigarro


 Foto de  Adriana Prieto, a atriz brasileira que morreu tão cedo e que escaneei da Enciclopédia da Beleza Feminina de 1968. Adorei o cigarro à Bette Davis com a cinza enorme prestes à cair.
Nada a ver Adriana com Bette. Uma natural e a outra climática, dramática. Em comum, só a cinza do cigarro das fotos, enormes, a pender, a cair.
Associações antiguinhas para quem tem lembranças cinematográficas.
Fui ao Google a arrastei Bette fumando, como sempre, nos filmes e na vida.
 

Carmen Mayrink Veiga, Perla Mattison e Marlene Rodrigues dos Santos




 Entre os vários assuntos e acontecimentos da época do Rio verdadeiramente chique e que estavam registrados na coluna de Hildegard Angel - ainda Perla Sigaud - em 06. 04.1985, era era o casamento da filha de Carmen e Tony Mayrink Veiga, Antonia, que iria acontecer daí a alguns dias. A futura cerimônia religiosa e recepção estavam na ordem do dia. 






Beleza 68


Foto da Enciclopédia da Beleza Feminina: detalhe de rosto feminino, em destaque os olhos e o grande e maravilhoso óculos esporte azulão em capítulo sobre os perigos dos raios solares.
1968 é o ano da edição. 
Foto mais 60, impossível.