domingo, 3 de novembro de 2013

Leocádia de Sá Martins Catharino







 Este livro me foi dado por Heraldo Lago Ribeiro que, ao passar pela Praça da Piedade, o encontrou "na chon" à venda.Como ele já tinha um e sabe que é livro do tipo que gosto, resgatou a maravilha da sarjeta e me deu de presente. Está autografado pelo autor e tudo... Adorei. Há muito tempo que estou para colocar aqui na minha "chon" mas, como é tanta coisa que eu tenho e, escanear, dá uma trabalheira danada-,pior deve ser confeitar bolo!-,fui deixando pra depois.O livro tem fotos magníficas e a senhora, Dona Leocádia, biografada pelo filho, José Martins Catharino, pertencia ao supra sumo da sociedade baiana tradicional, ou seja, aquela que unia poder econômico e tradição, educação e elegância. Cresci vendo esse nome-,Martins Catharino-, nos jornais, nas colunas sociais. Me lembro muito de Dona Regina, "Regi" Catharino que era chiquérrima, muito amiga de Nilda Spencer...Dona Leocádia também era uma excelente pintora e fazia naturezas mortas muito bonitas. No mais, é o encantamento das photos, na decoração, nas roupas elegantérrimas, de uma época que já se foi e que, por incrível que possa parecer, se deu em Salvador. Já houve distinção por aqui. Agora estamos na chon.





























 Dona Regi Catharino.
 Um 3/4 de Dona Regi que fazia a linha Creolina.

 Capela de são Joaquim da Cabonha que ficava em são Tiago do Iguape, Município de Cachoeira, mandada erigir por Dona Leocádia e seu esposo e cujo projeto de construção foi de Joaquim A.A. Badaró. No livro, tem uma descrição completa da capela e de tudo o que havia dentro. Será que ainda existe??? A grade de ferro da frente da capela pertencia a antiga Igreja da Ajuda, assim como o confessionário e a lâmpada que ficava em frente ao altar. Será que ainda existem????A varanda era calçada com pedras mármores que foram do Teatro São João!!!!Dona Leocádia escreveu um livro com 110 páginas contando a história da capela e inventariou todos os pertences que ela possuía, imagens, alfaias etc. Adoraria ler esse documento. Onde andará???





Maravilhosos quadros de Dona Leocádia.





Desenhos esparsos de Dona Leocádia que estão nesse livro feito em homenagem a ela por seu filho, José Martins Catharino.