sábado, 18 de outubro de 2014

Recitativo! . Quadrinha para Regis Pacheco






Plano Inclinado Gonçalves: "Dá Uma Esmola pra Ceguinha"




Plano Inclinado. Adorava uma senhora gorda que ficava em uma barraquinha azul que era... do tamanho dela! Víamos apenas o seu tronco através do espaço aberto que havia na frente e por onde ela mercava um grande sortimento de borrachas, lápis, canetas, lapiseiras, cadernetas, tabuada das 4 operações, gillete azul- o balcãozinho dentro da barraquita era o um mostruário de giletes com um vidro por cima cheio de coisas para vender.
Ela ficava ali o dia inteiro e ficou por décadas naquele ponto, um "cantinho" em um dos lados do Plano. Acho que quando ela levantava a barraca ia junto. Ela era o próprio quadradinho. Azul.
Era o tempo das filas grandes, pois a subida para a cidade alta se fazia muito por ali e esse afluxo de gente atraía muitos pedintes, esmoleres, gente necessitada. Entre eles tinha uma senhora negra, magrinha e cega que levava nas mãos uma cuía de queijo Reino a pedir esmola.
Ela sacolejava a cuía com as moedinha dentro e dizia sem parar: "dá uma esmola pra ceguinha, dá uma esmola pra ceguinha, dá uma esmola pra ceguinha". 
Como a senhora da barraca, ela ficava ali o dia inteiro e, durante décadas, cantou entoou o seu rap da ceguinha.
Adorava aquelas duas. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK 

Fotos do site Bahia Notícias, do Correio da Bahia e de A Tarde.

Jesus Menino


Duas imagens de Jesus Menino que, suponho, serem do século XVIII, pela riqueza nos detalhes da escultura. No XIX, as imagens já eram meio grosseiras, sem os detalhes perfeitos e delicados da anatomia do corpo do menino. Essas duas são bem feitíssimas, um primor de escultura!
 Essas imagens deveriam ser daquelas representações do Menino Jesus do Monte, em que ele ficava ao alto, num monte, ricamente vestido, com um cajado e coroa na cabeça.
Aqui na Bahia, na cidade de Santo Amaro da Purificação, as freiras do Convento dos Humildes eram craques na confecção dos cenários para a colocação dessas imagens. No Museu do Instituto Feminino há vários desses trabalhos feitos pelas mãos humildes das freirinhas. 
 
 Ambas as imagens estão sem uma das mãozinhas que, por serem esculpidas em separado, se desprenderam e sumiram.



 Este estava com várias camadas de pintura a óleo que encobria os detalhes da escultura. Fiquei meses a retirá-las até deixar na pintura original que está bem estragada.
 Está carecendo de uma boa restauração.
Mas, gosto dele assim.





 Sob as imagens, o veludo azul do bordado das recordações.

Na vitrine dos biscuits, das pequenas ilusões, os dois Jesus Menino.