sábado, 22 de setembro de 2018

Santana Mestra


Encontrei esta imagem em gesso de Nossa Senhora Santana em um bazar católico. No meio da parafernália e da profusão de mil coisas aquela imagem linda me chamou logo a atenção. De gesso antiga, provavelmente importada da França e feita à partir de um excelente molde e reprodução perfeita, fiquei apaixonado de cara.
Como se pode ver nas imagens abaixo, a Santana Mestra estava "denotada" pelo tempo, suja - imunda - com pequenas partes faltantes, a pintura com falhas bem extensas, tudo denotando os maus tratos do tempo e má conservação mesmo. 
A Santana deve ser do início do século XX, das primeiras décadas, quando as imagens de santos moldadas em gesso se popularizaram e eram vendidas com preço bem  mais acessível que as de madeira, porém, tinham uma qualidade que as de hoje não têm, aliás, as de hoje são aterrorizantes, me metem medo - uai! - de tão grosseiras e feias que se tornaram. As de resina nem se comenta: frias, vulgares, não passam sentimento algum.
Bem, e o que fazer com esta linda imagem de Santana Mestra? Neste caso de desgaste em que ela se encontra, só uma restauração que respeite a escultura e o estofamento que tem detalhes em ouro. Ou, então, e foi o que eu fiz - não nado em ouro - fiz uma boa higienização com pincel e dei três camadas de cera incolor. A cera além de conter o esfarelamento deu uma pátina protetora e de brilho bem discreto e dei um pequeno e cuidadoso lustre para finalizar o meu restauro/resgate/de imagem prestes a ir para o lixo/ou daquela que, se caísse em mãos inescrupulosas, seria toda repintada, toda macacada, desfigurada.
Esta imagem de Santana Mestra, assim mesmo como ela está, acabada pelo tempo, é de uma dignidade e de uma beleza impressionantes. A expressão do rostos e dos corpos de Nossa Senhora Santana e de Nossa Senhora Menina são perfeitos e emocionantes e acho que estando assim destruída, descascada, abandonada, a imagem adquiriu uma outra beleza. A beleza da história que ela traz, do tempo que lhe deixou marcas, feriu, mas não lhe tirou a beleza. 
É Santana Mestra nos ensinando a resistir.

 Os olhos de vidro.

 Olhos de vidro na Senhora Menina. Um deles não resistiu.

 O livro na mão de Santana o tempo levou.



 Abaixo fotos da imagem já higienizada, encerada e lustrada. Ficou ótima!