sábado, 15 de janeiro de 2022

A Marcha da Civilização




Esse A Marcha da Civilização é mais um daqueles livros que compro nos sebos ou pelo chão de ruas e praças de Salvador por pouquíssimos caraminguás. Ninguém os quer, mas eu quero! São terrivelmente cafonas, textos horríveis cheios de regras de comportamento, do que é certo e errado, como ter uma vida sã, e tudo sob uma ótica cristã, na linha protestante, e dita regras, regras...um porre!
Mas eu adoro eles! Adoro as fotografias - as coloridas retocadas são demais -,  as cenas bem estudadas, as poses forçadas de estúdio, as montagens das fotos com desenhos, os cenários e as legendas que, de tão terríveis, são o máximo e são as únicas coisas que consigo ler. 
Quem segue o blog deve ter visto o grande número de livros similares a esse que já postei. "A Felicidade Conjugal", "O Moço e Seus Problemas" - e tem a moça também -, "Saúde e Vigor", "Colunas do Caráter", "Avenidas da Saúde", "Nervos", "A Excelência das Boas Maneiras","Matrimônio Feliz" são alguns dos títulos maravilhosos que já estão aqui.
Todos esses livros foram editados pela Casa Publicadora Brasileira, a maioria nos anos 40, 50.



Nessa e em muitas edições o Rio de Janeiro, na época a capital federal, aparece um muitas fotos. Aqui, a Praça Paris, o Hotel Glória no fundo. À direita, a cúpula do Palácio Monroe.


O lar dos remidos? Como estará hoje a Avenida do Mangue?

Paisagem nota 10 do Rio!

Um casal positivamente feliz!


Portanto papais, deem mais atenção à petizada em vez de cumulá-los com presentes caros e inúteis, não é mesmo??

Concordo plenamente com esse posicionamento!


Chega de transportes cansativos e fastidiosos, queremos avião, avião, avião, entende??!!!


 E assim segue a marcha da civilização.