domingo, 29 de julho de 2018

Gilda Sarmanho e Tonia Carrero

A linda Tonia e a elegante d. Gilda Sarmanho em foto de agosto de 1984, coluna de Hildegard Angel, O Globo

Brasília


 Brasília em "calunga de louça", em souvenir,  lembrancinha que era comprada para dizer e comprovar, depois, que alguém havia estado na capital do Brasil. Esses enfeites, este é do tipo quadrinho, eram para ficar nos móveis, nas estantes, enfeitando. Para dar um realce a mais, colocava-se um paninho por baixo deles de crochê ou bordadinho... dava mais vida ao enfeite. A classe média, a média média e a baixa adoravam esses enfeites trunfos - eu viajei! 
Hoje esses objetos que acho bonitinhos, pois adoro uma cafonice, são descartados e jogados fora e quando eu os encontro por aí, trato logo de comprar. Tenho vários que vou guardando, entulhando, até que depois me descarto também, mas dou para uma pessoa que gosta do kitsch como eu.
Este quadrinho Brasília é da Porcelanarte - Paraná, fábrica que fez algumas coisas interessantes em louça nos anos 60. No site Porcelana Brasil de Fábio de Carvalho tem imagens da produção em louça utilitária da antiga da fábrica, mas, para o meu gosto, são enfeitadas demais, pomposas, com dourados demais, excessos decorativos para aparentar uma louça refinada, aristocrática. Não gosto.
Da Porcelanarte, fico com algumas coisas e com os "calungas de louça" que amo e me fazem rir...há coqueiros em Brasília, em frente ao Palácio do Planalto?? KKKK


O paninho em crochê era dos guardados de minha avó materna.