sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Jorge Amado . Vinícius de Moraes . Carlos Drummond de Andrade . Guimarães Rosa . João Cabral de Mello Neto


 Fotos de alguns de nossos melhores escritores do Brasil - algumas com um colorido ótimo - em uma Enciclopédia Delta Júnior. Me deu vontade de escanear e colocar aqui. Closes bonitos. 
Recentemente li o livro de memórias de Vilma Guimarães Rosa, e as memórias dela do pai, escritor fantástico, homem inteligente, com uma obra ímpar. Amei saber de coisas da vida dele, de como ele escrevia os livros recorrendo à memória do pai a quem perguntava tudo, as coisas das Minas Gerais, os costumes, as palavras e ia escrevendo os seus grandes livros.
Vinícius de Moraes nunca mais li um livro inteiro, mas já li muitos, agora, leio/releio esporadicamente um poema ou outro. E as letras de músicas que fez estão no meu dia a dia, na minha memória. Adoro Vinícius, um homem que soube viver a vida.
Acho que Jorge Amado deveria voltar a ser mais lido, parece-me que neste "novo Brasil" que é laico mas que despreza a liberdade religiosa, a obra de Jorge Amado vem sendo vista como a de um autor que prega o candomblé. E não é assim. E se pregasse qual seria o problema? Não vivemos com pregadores de outras religiões a bradar nos nossos ouvidos o dia inteiro e nos lugares mais absurdos? A Bahia é mística, tem feitiço, tem mistérios. E é isso que está na obra de Jorge. Não só a religião do candomblé.
Antigamente em todas as casas tinha em alguma estante e bem à mostra a coleção completa de Jorge Amado, uma da capa vermelha. Ficava muito bem na sala...decorava.
Estou louco para reler Jubiabá, mas quero o livro de uma edição antiga da Martins Editora. com aquelas capas lindas de Clóvis Graciano e de outros artistas.


 Carlos Drummond é onipresente em todas as conversas, nas "tertúlias", "nos saraus das casas de todas as Novais", é unanimidade, é referência, tudo tem um "antes e depois" de Drummond. É muito estudado, enfim, é um poeta definitivo. Mas, temos Murilo Mendes. Jorge de Lima, Manuel Bandeira, Ferreira Gullar e tantos outros para mim, também, referência e tão definitivos quanto o poeta de Itabira
Atualmente reli as obras completas de Da Costa e Silva. Que poeta foi aquele!!! Um espanto!! Em todos os poetas há um Da Costa e Silva.
E há muitos, muitos outros. A poesia brasileira definitivamente não é só Drummond.
Nas "bonecas russas" da poesia brasileira uns autores cabem nos outros, se ajeitam e se completam.




Guimarães Rosa eu li pouco. Um pecado, uma falha imperdoável da minha parte. Preciso ler urgente, porque depois de ler o livro da filha,Vilma, fiquei louco para sentir aquele universo mineiro do poeta, as palavras, as frases, as histórias do sertão de Minas.
João Cabral de Mello Neto, é outro grande poeta - referência - mestre em usar a palavra certa na construção perfeita dos seus versos perfeitos, nada é sobra no poema de João Cabral, tudo é o preciso, o necessário.
A foto de Guimarães Rosa: depois desse discurso na Academia Brasileira de Letras onde acabava de assumir uma cadeira, ele faleceu. Durante anos recusou ser eleito, empossado, pensava que morreria logo e então protelava, protelava a cerimônia, quando resolveu ser imortal em vida, morreu.
E imortal ficou.