domingo, 17 de setembro de 2017

Ilustrações da Globerama










Ilustrações na Enciclopédia Globerama - Tesouro de Conhecimentos Ilustrado, ed. 1962.
Adoro esses desenhos e as antigas impressões analógicas, com essas superposições de cores e que, em papel poroso, dão efeitos ótimos, antiguinhos, evidentemente, mas super modernos. Aliás, o capítulo dessas imagens é sobre ótica. Hoje é tudo com uma nitidez enjoada...
Gosto do difuso. 

Cinco Ilustrações de Renato Silva


Tia Mariquinhas e todas as plantas e todos animais em seu jardim. Harmônica.


Cantadores de viola. Cena antiga do Brasil antigo.


A professora, D. Nenén. KKKKKKK


Uma sessão no teatro e, abaixo, a velha Cecé. Adorei o capítulo A velha Cecé com o dedo em riste e dando suas boas lições e reprimendas. 
- Menino isto não se faz assim! 
- Menina, comporte-se!
-Isto são modos, meninos!
-Esta não foi a educação que lhes dei!
-Parem com esta algazarra!
-Vou por todos em castigo!


Os desenhos de Renato Silva, tão bonitos, estão no livro Cazuza de Viriato Corrêa em uma edição de 1992, 37 edição, com capa igual à original, aliás, o livro parece uma edição fac-similar, "iguar qui nem" à dos anos 20, acho, a década em que o livro foi lançado. O mais interessante é que este livro que comprei em minhas andanças, pertencia a uma aluna que estava matriculada em um conhecido colégio de Salvador em 1997! Viriato Corrêa na grade curricular de uma escola moderna. Salve!
Que bom que mantiveram o livro com seus textos educativos e exemplares, mas com as ilustrações originais. 
Não conhecia o livro, é claro que já tinha ouvido falar, mas nunca  li, nunca tive, nem lá em casa nunca vi.
Li alguns textos que contêm sempre um ensinamento, um fundo moral, uma mensagem de bom comportamento e... gostei! Não detectei preconceitos, nada desagradável a algum grupo.
Mas o que mais me encantou, e comprei o livro por isto, foram os desenhos com carinha de super antigos do ótimo Renato Silva, excelente ilustrador.
Que venham mais edições deste Cazuza. Se não leem mais, os "xóvens"pelo menos podem enxergar e apreciar os belos desenhos.