sexta-feira, 20 de março de 2015

Cigarro Astoria . Anúncio Anos 40













Casa Art Déco nos Barris


A última vez que passei por esta casa ela estava fechada, porém como todos os elementos originais, portas, janelas etc. Li no site Bahia Notícias, de onde peguei a foto, que agora ela está abrigando um órgão da Prefeitura ou do Estado, não lembro.
Espero que saibam manter e conservar. A casa é escandalosamente linda e é totalmente déco.
Os Barris é um bairro que ainda tem muitas casas e prédios pequenos e grandes dos anos 30 e 40, mas que estão sem conservação ou foram mesmo alterados na estrutura e estilo.
Vamos ver o que irá rolar com esta maravilha de casa que, pra mim, deveria já estar tombada. Díssima!
Esta fase da arquitetura de domicílios que vai dos anos 30 aos 50 está desaparecendo, já está um vazio, sem representação nas cidades. Ou derrubam as construções ou fazem as abomináveis adaptações para clínicas, lojas, etc.
Não sei o que é pior. 
Já estou cansado de me indignar e de me espantar com o desrespeito ao nosso patrimônio, aliás, há muito tempo que estou fazendo a linha Leão pra não sofrer: estou... andando.
Andemos, então.

Paulo Werneck . Ilustrações para o Anuário Brasileiro de Literatura . 1942






 Em um Anuário de Literatura de 1942 que acabei de comprar, descobri alguns desenhos de Paulo Werneck para ilustrar contos e poesias que me chamaram a atenção e me surpreenderam pela beleza.
Não conhecia Paulo Werneck. Mas quando vi a ilustração para o poema de Jorge de Lima notei logo que seria obra de um grande artista.
Fui ao Google, a casa de todos nós, A Casa de Noca e é claro que as minhas suspeitas se confirmaram à respeito do autor das lindas ilustrações do Anuário tão antiguinho e tão esquecido.
Escaneei tudo e detalhei como eu gosto.
Os três últimos desenhos não estão assinados, mas me parece que sejam dele.
Para encerrar esta página dedicada a Paulo Werneck, arrastei do Google algumas fotos do trabalho dele como muralista, os mosaicos e painéis para grandes obras arquitetônicas que marcaram o modernismo brasileiro e fizeram de Paulo Werneck um de seus principais representantes.

















 Paulo Werneck. 1907/1987



 A igreja da Pampulha com mosaico de Paulo Werneck na lateral.