domingo, 9 de outubro de 2016

Um Desfile de Modas em 1959: Adlmüller e Helma von Pach


Gosto muito da revista National Geographic, principalmente a edição americana que tem matérias - reportagens - de textos enormes com fotos e ilustrações simplesmente sensacionais.
Sempre que encontro em sebos os exemplares antigos, eu compro. Fico a olhar e a imaginar a importância que tinha a mídia impressa para o imenso número de leitores. O mundo estava ali, nas páginas super coloridas da revista que era, na verdade, uma pequena enciclopédia, pois havia nela de um tudo, vários assuntos a interesses variados. Hoje a internet é a revista.
Fico imaginando a produção de uma revista como esta, a loucura que não seria a edição de um número mensal.
Tenho muitas National Geographic americanas, tenho as brasileiras que também eram boas, as atuais não sei, não compro e não me interessam mais. Gosto das velhas. Até os anos 80 tinha coisas ótimas.
Recentemente comprei dez números de 1959 e fiquei doido com o material. Adoro os anos 50, moda, móveis, arquitetura. Tenho várias também dos anos 20 e 30. É tanta coisa boa que posso escanear, quem sabe, na próxima encarnação.
Dessas revistas adoro as fotos casuais, fotos de pessoas vivendo e frequentando os lugares que na época tinham evidência, fotos de pessoas que parece que tiveram uma grande importância e hoje são "remotíssimas batucadas". Como esta foto de um desfile de modas em Viena. Nunca ouvi falar, nem nunca havia lido nada sobre Helma von Pach, a baronesa - austríaca?- que virou maneca e de Adlmüller, Fred Adlmüller, figurinista alemão que fez carreira na Áustria. Aliás, a foto em questão está em uma matéria sobre a Áustria de mais de 10 páginas! Exageros adoráveis da National
A foto é bárbara, um momento parado, um desfile perdido nos anos 50, de uma baronesa/modelo esquecida usando um vestido de um figurinista também esquecido em uma cena muda...o salão do palácio com a pequena assistência de mulheres chiques. Uma olha um álbum com croquis, uma outra olha pensativa para o modelo, outras atentas, vibrantes. Um homem aprecia, avalia. 
Será Adlmüller o homem sentadinho vendo Helma von Pach passar com a sua criação?



E como fundo musical para este "mundo em desfile", June Christy, a super cool, em cena de...1959!