domingo, 1 de novembro de 2015

Frans Krajcberg . O Grito do Artista







Enquanto estava na Corte - Rio de Janeiro - li em O Globo esta matéria de 06.10.2015 e fiquei mais admirador do artista e pensador, sim!  pensador Frans Krajcberg e pela lucidez com que ele fala do Brasil, do mundo e seus problemas atuais mais graves, os quais concordo e constato assim como ele: a falta de cultura, a crise moral, a alienação das pessoas, o descaso com o planeta em relação à sua conservação, ao clima. Etc. Etc.
Triste fiquei de saber um pouco sobre a sua vida, porque não sabia que ele era uma pessoa só, sem família, um sobrevivente da Segunda Guerra Mundial. Triste fiquei em saber que a sua defesa pela preservação do lugar em que mora há muitas décadas, na Bahia "de meu deus", o fez por lá uma persona non grata, mal vista, maldita e ameaçadora (!!!) no local, devido ao seu trabalho de preservação. Triste. 
Triste fiquei em saber das agressões à sua pessoa, ao roubo de um "cordão", única lembrança material da mãe. Crueldade.
Bem, sei que ninguém mais para para ler, pois agora só se veem figuras, imagens e textos só os curtos ou legenda mesmo, mas, quem quiser "perder" um tempinho e "ganhar" um pouquinho da sabedoria de Krajcberg é só ler o texto desta matéria do jornal que eu trouxe do Rio, escaneei e recortei para colocar aqui.
O sentimento que sinto eu expresso com uma frase já tão usada e banal em relação a muitas coisas e pessoas: "o Brasil não merece...". 
Lá vai ela: O Brasil não merece Krajcberg.



Enfeite de Cerâmica . Garotinha e o Negro Telefone



Muito bem! É o que eu sempre digo!




A menininha ao telefone fazia parte de um conjunto, o vovô, a vovó e a netinha, todos ao telefone. São enfeites de cerâmica para decoração em paredes.
Comprei só a netinha no papo com o ENORME telefone preto. Os avós estavam acabadérrimos. Provectérrimos!
A menina, fardada e faladeira, já está na parede da minha cozinha.
Nostálgicos esses enfeites!!!! Anos 30, 40??