quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Cinema Liceu


 Foto do interior do antigo Cine-Teatro Liceu
A foto e texto são do livro A Arte de ter um Ofício - Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, 1872 - 1996.
O livro é o resultado da dissertação de mestrado da professora Maria das Graças de Andrade Leal.
Deste livro, que eu comprei pelas ruas de Salvador, já coloquei em outro post aqui do blog, as fotos e o texto referente ao Cinema Popular.
Frequentei muito o cine Liceu durante os anos 60 e 70. Era um cinema classe A, frequência ótima - diziam ser o cinema da sociedade baiana - mas por este tempo o cinema já tinha sofrido restaurações, se modernizado e ficando no estilo funcional. Na foto acima vê-se como era o cinema em sua arquitetura e decoração originais. Era um verdadeiro luxo o Liceu!
Não digo que tenha sido uma pena ter acabado o cinema porque naquele lugar em que ele ficava, uma rua atrás da Pça. da Sé, hoje, é impossível de se ir por causa da violência que impera no local. Nos anos 60 e 70 todos iam qualquer dia e a qualquer hora assistir aos filmes . Agora, o bicho pegou. 
Um outro fator é, também, porque aqueles tipos de cinema imensos acabaram, agora existem os cinemas de shoppings ou pequenas salas de exibição que agregam e oferecem no local onde funcionam outros serviços, comodidades como livrarias, sorveterias, lanchonetes, lojinhas etc. etc.
By, by, Liceu!





Abaixo um "reclame" do filme Futebol em Família em cartaz no Liceu em 1939. (Jornal A Tarde).