quinta-feira, 12 de março de 2015

Passeio Antiguinho . Avenida Lourdes

 Avenida Lourdes! E não é que existe mesmo??? Eu nunca dei por fé dela e, olhe, que passo quase todos os dias pela Visconde de São Lourenço em direção ao Campo Grande. 
Me surpreendi com umas casinhas antigas na parte de baixo de uma escadaria ótima, velhíssima, de degraus enormes e largos dando para um pátio interno onde ficam as tais casinhas. 
Duas dessas casas são bem antigas, ou melhor, estão ainda com a cara original, mas as outras já passaram por reformas e estão com cara de qualquer coisa.
Adorei a Avenida Lourdes, avenida que fica abaixo do nível da rua, escondida e reservada aos olhos dos passantes.

 Vamos descer?
A casa que fica do lado esquerdo de quem desce tem as paredes larguíssimas e com portas e janelas abertas protegidas com grades. Coisa antiga, coisa velha. Ótima!




 As casinhas! Gradis bonitos, o bicão moldado na frente, uma graça. Milenar!
Mesinhas no pátio. Imagino festinhas, cervejinhas, sambões, pagodes, mas sempre que passo lá por cima, o pátio está assim, vazio, tranquilo. Viva a Avenida Lourdes!


 O pátio bem varrido, deve dar até para quarar uma roupa.

 A Espada de São Jorge enfeitando o ambientch.
 Muito bom!

 E, de volta,  subindo a escadaria...


 passando por portas e janelas antigonas...


 pintadinhas de verde,

 encontramos a luz recepcionados na entrada e na saída da viela antiga, por manequins de loja que guardam a Avenida Lourdes.

 Na agonia da Visconde de São Lourenço, numa "desça" elegante, a surpresa agradável que é a Avenida Lourdes. 


Carmen Mayrink Veiga por Lino Villaventura . 2001


 Adoro todas as fotos de Carmen, mas, esta, que é até recente, anos 2000, acho um escândalo e é uma das minhas preferidas. Ousada, louca, teatral.
 É uma instalação!
O cenário de móveis virados pra baixo, espelho caído no chão e tapetes revirados é lindo. Decadente e lindo. E Carmen, de vestido suspenso surge, altiva, pondo ordem na desordem do ambiente.
É a Carmen sempre surpreendente.



A foto é de Miro para matéria da Vogue em 2001.