segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Madeleine Francine Biberia e o Amor à Arte 2


Essa página do Jornal do Brasil de 14 de setembro de 1980, me foi enviada por um amigo que morava no Rio de janeiro na época. Ele ficou impressionadíssimo com a história da Sra. Madeleine Francine Biberia, a Madame Francine. E eu quando recebi a página do jornal pelo correio e li, fiquei também espantado com a história, perplexo e, também,  com uma grande admiração por aquela mulher.
Algumas coisas que ele diz são espetaculares à respeito da sua coleção, o porquê da sua paixão pelos objetos de arte antigos, milenares, o porquê da sua coleção, busca de uma vida inteira pelo mundo todo.
No outro post eu disse que havia ocorrido uma fatalidade em relação à perda da sua coleção, na verdade ela foi vítima de alguém que tentou matá-la e destruir o seu patrimônio. Bem, para saber o que foi que realmente aconteceu só lendo esta matéria que foi escrita por Susana Schild e com fotos de Agnaldo Ramos que documenta o caos que se tornou o apartamento de Madame Francine.
Esta folha de jornal é de 1980, portanto o fato ocorreu há 39 anos! A folha resistiu...
Procurei saber sobre a vida de Madeleine Francine Biberia e as poucas coisas que descobri foi a sua data de nascimento, 07.03.1919 na Romênia, que veio para o Rio de Janeiro em 1955, casou-se com o psicanalista Gerson Borsoi que faleceu um ano antes do ocorrido no apartamento do casal. Madame Francine veio a falecer no Rio de Janeiro em data não precisa.
Em 1957, Madame Francine escreveu um livro de suas memórias que está à venda na Net em sites estrangeiros.