quinta-feira, 30 de abril de 2020

Paul Facchetti


Restaurando a sobrecapa do livro de bordados reparei no nome Paul Facchetti ao lado da foto da capa. Fui ao Google e fiquei conhecendo o trabalho do fotógrafo que, desde a década do século passado, trabalhou em seu estúdio/galeria, em Paris, fotografando para publicidade e moda. Fez retratos, fotos que ele denominou abstração lírica e fez muitos nús belíssimos. Eclético, esta é a palavra que poderia definir o trabalho de Paul Facchetti.
Uma coisa puxa a outra, as pedras se encontram ou, às vezes, conhecimentos se colocam onde não esperamos. Puxa-se um fio e sai uma corda. Talvez eu jamais fosse procurar pelo trabalho desse fotógrafo...são tantos! e, eis que ele me surge ao lado de uma foto catita de uma mocinha apresentando um belo trabalho de agulha, já fazendo o seu treinamento de futura senhora prendada.



 Olhe ele aí!!
Facchetti era franco italiano, nasceu em 1912 e faleceu em 2010.


Brigitte no início dos anos 50 se apresentando ao mundo e... apresentando geladeiras! Geladeiras lindas por signal, queria as duas para mim!! Brigitte Bardot eu já tenho há muito tempo, sou fã n1.

 Fotos de publicidade belíssimas, com inspiração surreal, aliás Facchetti  foi amigo de Dali.



Coty. Quantos milênios eu não vejo um produto Coty! Será que não existe mais...




5. Podre de chique. Podre. Podre. Podre. Já conhecia essa série de fotos para o n. 5 de Chanel, mas não sabia quem seria o fotógrafo delas. Agora sei...

 Acima, modelo de Balenciaga, 1952.

O surreal em Facchetti.


Abaixo 4 fotos de corpos negros super bonitas, uma série feita em 1947.








Surrrrrreallll


A capa de um livro dedicado à obra de Paul Facchetti que eu amei conhecer hoje!