quarta-feira, 22 de novembro de 2017

São Brás . Oração a São Brás






Comprei esta imagem de São Brás em um antiquário aqui de Salvador para dar de presente a uma devota do santo que é o protetor dos males da garganta, que livra de engasgos etc. 
Uma das coisas que eu mais gosto nos santos são as suas especialidades, suas invocações específicas: cada um para alguma coisa a que se recorre nas aflições. Tem uns que têm utilidades múltiplas e alguns atendem a aflições comuns a outros. Infelizmente já não ouço essas invocações aos santos como eu ouvia quando menino, mas eu continuo a invocá-los e a incomodá-los sempre que preciso. 
Essa imagem de São Brás deve ser dos anos 50/60, época em que os santos ainda tinham rostos, corpos e os atributos bem feitos, porque hoje elas são um horror, disformes, uns bolos de massa de gesso. As imagens de resina então, são abomináveis - não sei como alguém reza olhando para uma imagem de resina. Frias.
Essa imagem ainda tem o seu encanto, é bem feita, um bom molde e, o mais interessante, é que foi moldada aqui na Bahia como comprova a marca gravada na base da imagem.
Vi que esta mesma imagem de São Brás ainda é comercializada, mas, esta que aqui está (agora na casa da minha amiga), é made in Bahia
E vamos todos rezar cruzando as velas acesas!


3 de fevereiro é o dia consagrado a São Brás.


O atributo que é a marca de São Brás, além da roupa de cardeal, são as duas velas cruzadas que ele carrega. 
Esta oração a São Brás está no livro Cruz de Caravaca - Capa de Aço - que tem orações antigas incríveis e fortíssimas. Tem rezas pra tudo e pra todos os santos.