domingo, 30 de dezembro de 2018

Ninette Van Vüchelen . Retalhos Paulistanos . 1988


Ganhei de presente de um rapaz que me vende livros usados este catálogo de exposição do Museu Lasar Segall da artista plástica e figurinista Ninette Van Vüchelen. Confesso que não conhecia a artista e nem o trabalho dela, para mim era uma total desconhecida. 
Fiquei tão deslumbrado olhando este catálogo que acho ter sido este o motivo de tê-lo ganho de presente...uau! que trabalhos lindos eram aqueles daquela mulher, e quem era ela, pelo amor de deus???
Fui ler o catálogo e fiquei sabendo que ela havia trabalhado com grandes nomes do teatro paulista e todos conhecidos, trabalhou em peças que estão na história do teatro brasileiro, esteve presente em grandes momentos do nosso bom teatro, trabalhou com os grandes diretores de São Paulo e foi do grupo do Teatro São Pedro, onde, com certeza, deve ter convivido com uma das minhas atrizes preferidas, Beatriz Segall.
O catálogo, tem a apresentação da exposição que aconteceu em 1988 em São Paulo, tem uma apreciação crítica e uma entrevista com Ninette onde ela fala sobre o tipo de trabalho que faz e sobre sua técnica em que utiliza o têxtil em recortes variados de tecidos. Aliás, essa técnica, essa maneira de trabalhar usando tecidos, aplicação, bordado eu adoro e não é  uma prática comum, é difícil fazer, executar as ideias tão bem e, mais difícil ainda, reconstruir paisagens urbanas conhecidas e tão prosaicas de São Paulo - a padaria do Bixiga que já fui algumas vezes - e de uma forma tão perfeita, bonita e poética, engraçada, leve e de muito humor. Espero que essas obras estejam, bem conservadas, pois o tecido com o passar do tempo se desgasta e é necessário manutenção.
Procurei coisas sobre Ninette no Google e achei algumas coisas sobre a artista, mas, as as obras não vi. Então, achei melhor escanear todo o catálogo e, assim, divido o meu prazer com os que aqui entrarem e que irão, com certeza, ficar fã dessa artista maravilhosa belga/brasileira que poderia estar mais lembrada e valorizada que é Ninette Van Vüchelen.





















Coisas da Globerama

Uma das muitas ilustrações hilárias em o Tesouro de Conhecimento Ilustrados, a Globerama, ed. de 1962.
Fora do contexto, então, elas ficam ainda mais insólitas, absurdas e engraçadas.