domingo, 6 de outubro de 2013

Lee Radzwill


 Mais uma podre de chique!!!! Creolina urgente!!!!! Joga!!!!!





Saco Para Roupa Suja - Servida - Bordado de Aplicação Com Motivo Japonês

Saco para roupas sujas, chamadas de "servidas". Hoje ninguém mais emprega o servida no sentido de suja. Ainda ouço dizer a expressão"água servida", mas roupa, agora, é suja mesmo, aliás, já saem sujas da máquina de lavar e as pessoas andam sujas...servidas!!! O saco tem na parte de baixo dois bolsos para meias e lenços "servidos"! Um amor! Tem anos que esse saco está guardado em uma gaveta e está manchadinho...de vez em quando eu colocava em cima de alguma mesinha como decor. Vou dar uma lavada e vou colocar ele de novo em destaque!


 Roupa servida!!!!! Que maravilha!!!! E a japonesa toda pronta de quimono a estender as roupas lavadas na corda!

 Puxa o olho!!! Estica o olho!

 Close na japa!

 Close na japa!






 Detalhe da mãozinha e do pezinho...

Minha avó Ascenção fazia muito bordado com o motivo da japonesa, mas esse não foi ela quem fez. Esse eu ganhei de uma amiga que já ia jogar o saco fora caso eu não aparecesse e enlouquecesse pela japonesa! Lembro de minha avó bordando toalhas de mesa com as japonesas cada uma mais feia que outra...o negócio era puxar o olho, quanto mais puxado, mais oriental e então, vamos puxar!...Ela bordava também panos de prato, "semanas de pratos", panos de fogão, centro de mesa, enfim, tudo o que ela aprendeu quando era mocinha no curso de bordado da Singer. Quando ela ficou viúva e a situação apertou, o trabalho de bordados foi uma mão na roda, e ela fazia pra vender. Eu ficava sentado na janela vendo ela bordar com a maior paciência aqueles panos...Tinha uns que, antes, tinha que colar tecido colorido e bordar os contornos depois, o chamado bordado de aplicação, igual a esse saco de roupas servidas que aqui está. Era um trabalhão, uma trabalheira e eu ali junto, adorando o bordado sendo executado.Eram tardes inteiras...naquele tempo as tardes eram enormes...Morro de saudades de minha avó! Neste ano, 22 de novembro, ela estaria completando cem anos.

Passeio Antiguinho 3 - Igreja da Piedade e rua Direita da Piedade, enfim, piedade, senhor!!!!! - 04-10-2013

 A pomba do Divino Espírito Santo na entrada da Igreja da Piedade. Muita gente quando entra ou sai da igreja, tem o costume de olhar pra cima e se benzer.Acho bonito esses hábitos do povo católico. 




Confessionários.











Salinha de sto. Antonio e sta. Rita.






 São Bonifácio 1
 2


 3 - participação especial, minhas perninhas...


Imagem de santa Rita em gesso muito bonita. Deve ser francesa, pois é perfeita e está muito bem restaurada por Rosinha, que tinha um atelier de restauro de imagens, há alguns anos, nas dependências da igreja.Sou devoto de sta. Rita e não deixo de entrar lá para rezar e pedir...paciência...paciência...





 Casa linda e bem conservada por fora...por dentro, adaptada para loja e restaurante. Pelo menos conservaram, e bem, a fachada.

 Beleza Pura!!! Elegantes senhoras em passeio matinal, todas em sintético-lavou tá novo!- e, nas mãos, sacolas imensas para irem aos mercadinhos no Largo Dois de Julho: " o creme de leite Italac está 1,99, minha filha!" "vamos depressa porque a inflação voltou!" Positivamente finíssimas.A de rosa é Babe Paley e a de creme, CZ Guest.
 Duas casas belíssimas: a vermelha está, coitada, abrigando um hotel? ou pensionato? casa de passagem? sei lá o quê! tem umas inscrições na parte de cima que não dá para entender: 1958 e umas letras...Deveria ser 1858, a data da inauguração dela...será? e, a outra, a casa marrom, é uma sede da polícia e é totalmente art déco: simples, geométrica e está muito bem conservada. A fachada, tirando as janelas é totalmente original.Classuda! A cor que pintaram a casa combina bem com o estilo. Será que ela era de Durite- o material que reveste as paredes da antiga sede do Jornal A tarde e a Igreja dos Mares?? Quem saberá?
Saí pela manhã na sexta e levei a minha máquina para daguerreotipar! Queria fazer umas photos da Igreja da Piedade-e ainda voltarei lá- e de umas casas da Direita da Piedade. A Igreja da Piedade foi tão reformada a partir de século XVIII que, hoje, nem lembra mais o que teria sido outrora! Parece mais uma igreja do início do século XX, isto sim! O exterior é outro, pelo que já vi em fotos e, o interior, só Nossa Senhora da Piedade deverá saber como mudou e...empobreceu! Mas, tem coisas bonitas, é claro, principalmente pra gente como eu que adora o antiguinho dessas igrejas e caminhos de nossa Salvador. Fiz umas fotetes e fui andando de volta para o meu endereço elegante, clicando casas que outrora devem ter sido escândalo na Direita da Piedade.