quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Bloco Universitário


Capa do bloco de papéis Universitário que, apesar de ser dos anos 70, manteve uma capa bem antiguinha, com desenho bem bonito tipo anos 30, de uma romântica e sonhadora dama em um convés de navio e em tom de azul muito leve e suave.
Resta a cartinha a ser escrita.


Madeleine Francine Biberia e uma Receita Prática de Mazagran



Essa receita de Mazagran dada pela Madame Francine é bem prática. O limão deveria ter, acho, mas o rum, o hortelã e o açúcar - o xarope - na receita simplérrima dela não têm e, por isso achei ótima! Quem não tem cão caça com gato e é uma boa fazer em casa sem salamaleques.
 As outras receitas do Mazagran com o café adoçado, suco, raspas de limão, gelo, rum, e cubos de gelo na água gasosa fazem o café gelado.
A origem do Mazagran é argelina. Há uma variante portuguesa e a austríaca que não leva o hortelã.
Depois do sinistro infeliz, ela teve a feliz ideia de servir um Mazagran bem simples - brasileiro? - que, no calor do Rio caiu muitíssimo bem!
No mais, a Madame Francine ainda teve a gentileza de servir uma bebida à jornalista que foi entrevistá-la no meio dos escombros. Foi muito elegante e mostrou a superação dela depois de perder o que a segurava na vida: sua coleção de antiguidades.
E com esta receita do Mazagran encerro a série de postagens que fiz com a impressionante história de Madeleine Francine Biberia, a Madame Francine.