terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Sinistro em Salvador!!!! . Fogo! Fogo! . 19.01.2016

Foto Jornal A Tarde.

 Mais um prédio na região do Comércio que foi lambido e ardeu em chamas em Salvador, a terra dos incêndios incontáveis!!! 
Tudo pega fogo, tudo vai pelos ares nesta cidade e, depois, não restauram, não recuperam o que restou de prédios históricos, igrejas e tudo vai ao chão e tratam de fazer um estacionamento, ou erguem uma "caixa" para abrigar lojas etc, etc. e tudo é esquecido.
Há uns dois anos outro prédio no mesmo local, o bairro do Comércio, teve o mesmo fim. As lojas que ficam na parte de baixo desses edifícios, geralmente, são lanchonetes e restaurantes com seus estoques de botijões de gás prontos a explodir e levar o patrimônio histórico para os ares.
Os prédios do Comércio são lindos, a maioria em estilo eclético, início do século XX, todos cheios de ornamentos de fachadas, "confeitos" de cimento prensado em conchas, rostos, vasos, urnas, deuses e deusas, flores, guirlandas e etc.
No interior todos têm pisos corridos de madeiras nobres, assim como as escadas lindas, os corrimões, tudo propício para o fogo se espalhar, propagar. 
Adoro esses edifícios e adoraria que fossem melhor aproveitados e proibissem ou fiscalizassem com rigor esse comércio de venda de comida, essas bombas prontas a explodir.
Em tempo: o prédio é tombado pelo Iphan. 

Foto Correio da Bahia.
Foto Bahia Notícias