sexta-feira, 6 de julho de 2018

A Bonequinha Brasileira e a Coleção de Samuel Pryor


Em uma revista Seleções de abril de 1965, encontrei esta matéria sobre a coleção de bonecas de Samuel Pryor, que foi um dos presidentes da Pan American Airways e que era, também, um colecionador de bonecas antigas. Esta coleção estava ou está ainda - não consegui maiores informações no Google -, na Biblioteca Internacional de Bonecas em Connecticut, EUA.
Na foto abaixo que peguei do Google, está o Sr. Pryor em meio ao acervo da sua grande coleção de bonecas. 
Eu, particularmente, não sou chegado a essas bonecas antigas, mesmo que sejam de louça, de biscuit ou de celuloide. Elas me dão uma certa agonia, me assustam, sei lá, não gosto. Mas, a baianinha, a Bonequinha Brasileira da coleção de Pryor eu amei e, uma dessa, eu adoraria ter, não me meteria medo.
Eu não ia escanear a matéria toda da revista, iria só colocar a foto da Bonequinha Brasileira, mas, como eu sei que o assunto poderá interessar a algum fã de bonecas antigas que adentre aqui no blog, então me dei ao trabalho de copiar a matéria toda  que foi escrita por Robert O'Brien, com fotos de Philippe Halsman. A foto da Bonequinha Brasileira é de J.D.Barnell. Aliás, o fotógrafo J.D.Darnell fez fotos incríveis para a Seleções aqui no Brasil, capas maravilhosas e, dele, eu já coloquei muita coisa aqui no Antiguinho.












Apesar de ter horror a touradas, essa Madona dos Toureiros é lindíssima e riquíssima. Acho que devia haver uma madona para os touros também. São eles que merecem mais proteção da Virgem, pois são as verdadeiras vítimas do infame "esporte".