sexta-feira, 26 de junho de 2015

Ângela Maria . Muito Louca em 1971!!!!


Precisei da capa desse disco de Ângela. Fui ao Google e, surpresa, lá não tem! Tive que recorrer à minha coleção de Lps-trabalho-procurar, achar, fotografar, escanear, postar. Ufa! O Google é tão mais simples. Tão mais simples arrastar, principalmente "numa necessidade".
Necessidade de Ângela em 71, necessidade de uma capa de disco muito louca, psicodélica que me lembrou as fotos de- hoje 26.06.2015- com as cores do arco-íris, do casamento gay liberado, tornado legal nos E.E.U.U. Ufa!
Ângela é gay desde sempre, viadérrima.
Neste disco-Stereo-Copacabana- Ângela canta Moça Branca da Favela, sucesso na época, uma versão de Nazareno de Brito para Smile-Sorri e canta, maravilha, das maravilhas a versão dela para Pérola Negra de Luiz Melodia, um verdadeiro primor!!!
A letra da música é outra coisa: "Se deve dar coisas sem americano", "traça meu livro" querendo te empresto. 
Uma delícia! E a voz dela está bárbara e o arranjo é simplesmente magnífico.
A foto da capa do disco é de Oswaldo Micheloni e o Layout muito doido é de Ciro Ney.
Infelizmente no Youtube não tem a gravação da música pra eu colocar aqui.








 Ângela muito louca em


 1971.








Do disco de 71 de Ângela, só achei no youtube a música Sorri, versão da música de Charles Chaplin que não aguento mais ouvir!!! e uma outra gravação de Moça Branca da Favela, em um show ao vivo com Nelson Gonçalves em 1975.


Grande Sortimento

 Se dizia muito a palavra sortimento em referência ao estoque de uma loja. Se a loja era boa ela era sortida, com variado sortimento de artigos que lotavam prateleiras e balcões a encantar os fregueses. Lojas que tinham de um tudo. 
E todo mundo comprava e elegia a sua loja preferida. 
-Só compro na Saffilhos, pois é mais sortida, muita variedade e tem também, o "Artigo do Dia"- as promoções.
-Pois eu prefiro a M Kraychette, vende mais em conta e é muuuuito sortida.
Se dizia muito "sortir a despensa", pois a mesma deveria estar vazia. O marido sortia a casa. Hoje a mulher surte a casa.
Nos aniversários, mesa farta "muito sortida" com vários doces e salgados: a dona da casa não fez feio, botou pra quebrar, gastou os tubos, o que podia e não podia e sortiu a festinha. Os convidados saíam elogiando. 
Se não tivesse  fartura, a festa, sortida é que não esteve. "Horrível, não tinham nada pra servir". "Era melhor não ter feito!"
-A geladeira está vazia, uma "igreja". Tenho que sortir.
O verbo sortir e suas variações está fora de uso.
 E sortimento, o substantivo, já não tem a fartura de antigamente quando as lojas primavam pelo seus "stoks".
Perdeu a substância.
Hoje se diz, diferenciada. Eu não pronuncio esta palavra.
Odeio.



Por esses dias vi na televisão uma liquidação de calcinhas em uma loja de São Paulo. Em um grande balaio uma tabuleta: "Calcinhas Sortidas" e o preço.
 No comércio, pelo visto, a palavra sortimento ainda está na ordem do dia.