terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Night




Tonia Carrero . Stela Simpson . Novela Água Viva . 1980 . 3


Bela cena de Tonia vestida de palhaço e divertindo a petizada numa comemoração de aniversário.
A cena começa bem alegre, uma comédia, e vai no decorrer dos acontecimentos, virar uma tragédia!!!
Stela Simpson se encontra com um cara com quem teve um envolvimento amoroso e lhe aplicou uma elsa nas joias. Ultrajadíssima!!! Feita de palhaço!!!! Passada pra trás!!!!
Stela vestida de palhacinha se sente a própria e enganada. E aí desmorona. E Tonia arrasa e dá um show, o seu show. Da comédia enfia o pé na jaca da tragédia! E haja rancor, ódio, amargura, sofrimento, caras e bocas e choro e lágrimas e lágrimas!!!!















































Sapato, Pedra Portuguesa e Sombra de Mulher . 1948


Foto linda da revista National Geographic de 1948. Matéria sobre as cidades históricas de Minas Gerais e sobre coisas que herdamos de Portugal, como o uso das pedras nas praças e nas calçadas. Esta, aqui desta foto, é em pedra vermelha e branca, mais raro. Aqui em Salvador acho que não tem.
Hoje as pedras portuguesas cobrindo os calçamentos  com seus desenhos bonitos, alguns simples e outros bem intrincados, engenhosos e sofisticados, estão sumindo das cidades brasileiras. Em Salvador o que se vê é a sua total substituição por granitos e outros tipos de revestimentos.
Cortar as pedras, preparar o local e colocar os moldes vazados, acho que está dando muito trabalho. E a mão de obra deve estar escassa, pois ninguém quer mais aprender e ter um ofício.
Mas aí, já é outra história: a da preguiça.
Mas aí, já é outra história: querer apagar a nossa história.
O calçadão da Av. Oceânica na Barra está ótimo, lindo, etc. Mas é um calçadão qualquer de uma cidade qualquer do mundo. Aliás, ali está parecendo Miami.