terça-feira, 1 de maio de 2018

Incêndio . Cerveja Caracu . Igreja Luterana


E hoje no incêndio que aconteceu em São Paulo, um anúncio enorme que estava em uma parede lateral e escondido reapareceu, deus às caras. Uma triste ironia: "Beber Caracu é beber saúde" diz o antigo reclame.
Uma tristeza o incêndio, mas do tipo tragédia anunciada, edifício sem condições de abrigar ninguém e, no entanto, cheio de gente em situação de vulnerabilidade. Triste.
Triste também a igrejinha luterana, linda, do início do século XX  - 1908 - quase que totalmente destruída.












Os vitrais são de Conrado Sorgenicht Filho, o mesmo que fez os do Teatro Municipal e do Mercadão. A igreja, que é tombada, havia passado por restauro recentemente e, segundo o pastor responsável, só restou dela o altar e a parte da frente onde fica a torre. Uma pena!





O Edifício Wilton Paes de Almeida dos anos 60, sem platibanda e todo de vidro, concreto e aço, o fogo tem tendência a se espalhar logo e as consequências foi o que se viu, o edifício desabou! Os ocupantes em sua grande maioria escapou com vida. Ainda bem!



O Edifício Caracu em cuja parede lateral está o anúncio dos anos 50 da cerveja Caracu que estava encoberto pelo edifício que desabou.
Espero que deixem o desenho do "reclame" da cerveja descoberto, pois ele é lindo, fez parte um dia da história da cidade, é a cara de uma época e, por isso, merece ser mantido, restaurado e conservado.


 Pela foto dá para ver que as paredes dos dois edifícios eram coladas, rentes uma à outra.




O Largo do Paissandu com a igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos em destaque. O Edifício Wilton Paes de Almeida, o Edifício Caracu ao fundo dele e a igreja Luterana, ao lado, que ficou praticamente destruída.





Propaganda que está no blog do Ganza.