domingo, 30 de agosto de 2020

Saquinho de Sal


Ganhei este saquinho de minha amiga Teresa, carioca de primeira, da gemíssima. Eu, nem é preciso dizer, caí de 4. Amei!!! 
Me lembro muito na minha infância desses saquinhos de sal em tecido de puro algodão, do bom, que se vendia em todos os armazéns. Esses saquinhos tinham sobrevida. Depois de usados e quando o sal acabava, serviam para - depois de abertas as costuras -, fazer um paninho para espremer coco nos "dias de vatapá e de canjica". Eram chamados, assim, de estopinha, paninho de espremer coco, sempre guardado nas gavetas do armário da cozinha, sempre limpo, alvo, para ser usado outra vez.
A marca desse sal, que está bem esmaecida no saquinho, é Ita, estampada em lindo azul anil. Saquinho de 2 kg, com registro do fabricante e endereço. Maravilha! Tudo nos conformes.
O Ita ainda é vendido, porém, é claro, em saquinho de "material plástico". Continua nas mesas e, pelo visto, por séculos dos séculos, amém.
Uma pena que o sal não venha mais em saquinhos de algodão. As estopinhas agora, são feitas de algodãozinho comprados nas casas de fazendas...
E, será que ainda se fazem as estopinhas???




O Sal Ita, ainda hoje, na casa de Teresa.