sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Laranja Turva . 2


Fui ver a exposição Mulher-Dama no Museu Nacional de Cultura Afro Brasileira com fotografias de Flávio Damm  feitas em um dos muitos e antigos endereços de meretrícios que havia em Salvador. Este, muito famoso, ficava na Ladeira da Montanha. 
As fotos são dos  anos 60.
Em uma das fotografias tem um antigo anúncio em placa de metal da Laranja Turva, refrigerante feito aqui na Bahia de saudoso gosto e memória. Não resisti e bati a foto da foto.
A Laranja Turva não existe mais, assim como as casas de trabalho das mulheres-damas que, por sinal, não resta quase nenhuma ainda de pé. A Ladeira da Montanha está oca, desdentada, sem as lindas casas, na verdade, casarões, que se erguiam na sua encosta.  E as prostitutas se foram junto com eles. 
Não se faz mais a vida e não há vida na Ladeira da Montanha que virou uma ladeira qualquer, uma via de passagem e não mais um destino onde se ia atrás de diversão e prazer.
Tempo turvo o de hoje.




De quebra um anúncio em placa de metal da CocaCola. 
Essas propagandas com desenhos feitos por cima de placas de metal, de  flandre, sei lá, com o tempo iam enferrujando e perdiam a leitura.


 Turva.


Uma das moradoras da Montanha em foto maravilhosa de Flávio Damm. Esta mulher em "bobs" kkkkk - à noite ela devia soltar os cabelos - e a sobrancelha kkkkk simplesmente magnífica!!!!!
Ele devia tomar muita Laranja Turva.