domingo, 14 de outubro de 2018

Gibom . Doce de Banana

"Futucando" um caderno antigo, achei este pedacinho de papel amassadinho que embalava o doce de banana Gibom. O doce era tipo aquele da mesma fruta que e tinha o nome de Nego Bom. O Gibom era, então, um sucedâneo para o Nego Bom e os seus nomes, de sons foneticamente bem parecidos, visavam a concorrência e a venda para a petizada que adorava o docinho.
Eu já fiz uma postagem há bastante tempo da embalagem do Nego Bom, eu adoro esses desenhos bem simples e engraçados, as cores, enfim, adoro esses rótulos antigos e com desenhos ingênuos, singelos.
Aqui em Salvador - acho que estou repetindo - tinha um doce, também de banana, um bolinho redondo e passado no açúcar e que chamávamos de "atum". Ele era enrolado em papel celofane transparente e sem marca. Até hoje existe o "atum" só que ninguém o conhece mais com esse nome e sim, como doce de banana enrolado e pronto.
Voltando ao Gibom que imitava o Nego Bom: ambos não existem mais. Ficou o "atum" e ficaram as embalagens que eu guardei e que eu via na época, e ainda vejo, muita graça e beleza.