domingo, 18 de outubro de 2020

Propaganda do Packard 1926


Precisava ser tão chique, refinado e de bom gosto este reclame do Packard??? E essa gente tão elegante e snob no camarote de um teatro...eles chegaram e foram embora a bordo do Packard!

Criadas pelo Departamento de Artes da National Graphic - esta aqui é de 1926 - as propagandas eram um luxo, luxo o produto, no caso o Packard, e luxuosa a forma de divulgá-lo a grupo tão seleto, como o que está no desenho assignado que ilustra a bela peça publicitária tão própria de uma época que... acabou.

Ficaram as revistas antigas amarelecidas a lembrarem daquele tempo, ficou minha pequena coleção à qual recorro quando quero viajar, espairecer olhando essas propagandas e as ilustrações que eu amo de paixão, ir para época menos terrível - talvez -, a fugir - será que consigo?- da realidade tenebrosa deste século XXI.

Folheio uma revista. Fico na torrinha dos teatros. Na última fila.

E viajo sem Packard.



 

Propaganda de Radiola RCA


Precisava ser tão chique os antigos reclames ? Mas, eram! Antes da entrada definitiva das fotografias substituindo as ilustrações nos anúncios e propagandas, as revistas, ou mantinham artistas ilustradores sensacionais nos seus Departamentos de Arte, ou reproduziam pinturas de época assignadas, como esta aqui.

Era tudo muito chique e nem faz muito tempo...esse lindo reclame é de 1926 e está em uma National Geographic. É para ver e sonhar e constatar que a vida já foi muito chique e há muito pouco tempo...não foi nada tão remoto não, é século XX, do qual, ainda estamos vivendo todos os prazeres e dores que chegaram ao século vigente o XXI, que mais parece ser o final dos tempos, o século conclusivo da nossa civilização.