domingo, 19 de agosto de 2018

Nossa Senhora da Boa Morte

A foto deslumbrante é de Marcelo Bruzzi que teve a sorte, a "graça" e a sensibilidade de captar este instante mágico de devoção à Nossa Senhora da Boa Morte em uma igreja de São Gonçalo do Campos, cidade do interior da Bahia e que eu não sabia que havia a devoção também, pois, geralmente, ela é associada à cidade de Cachoeira.
Sei que havia uma devoção à Nossa Senhora da Boa Morte muito antiga em Maragogipe, outra cidade do Recôncavo, mas parece que não existe mais. Aqui em Salvador há uma bela imagem de Nossa Senhora da Boa Morte na Igreja de São Domingos, imagem essa que saía às ruas no dia em que se comemora a Morte e Assunção de Nossa Senhora, a Nossa Senhora da Glória.
Achei a foto do Facebook de um amigo e fui à página do fotógrafo Marcelo Bruzzi e, lá, tem fotos sensacionais feitas no Recôncavo baiano e em outros lugares. Esta, com a fiel ricamente vestida e adornada, impecavelmente em branco trabalhado em bordado inglês é uma LOUCURA!!!!
 Nossa Senhora da Boa Morte acontece no dia 15 de agosto e este ano, como sempre, a cerimônia/festa/procissão foi linda em Cachoeira. E que assim permaneça por muitos anos.
Nesta foto de Marcelo Bruzzi é a verdadeira Bahia que se apresenta: sincrética, mística, misteriosa.