sábado, 6 de abril de 2019

Igreja do Santíssimo Sacramento e Sant'Ana . Interior . Lápides


Em fevereiro fui ver como ficou a Igreja de Sant'Ana após o restauro, fui com o meu amigo Walter e fiz algumas fotos, essas que aqui estão seriam para o fim, mas resolvi inverter a ordem e comecei pelo chão, pelas lápides, pelos restos mortais de baianos ali sepultados. O motivo? Gosto e, sempre que vou a uma igreja antiga não deixo de fotografar aqueles recantos onde jazem antigos fies homenageados e pranteados pelas suas famílias. Outro motivo? Os textos são ótimos, epitáfios como bem se faziam antanho. Outro motivo? Os nomes dos enterrados, dos mortos, dos que lá estão no chão, abaixo do chão sagrado das igrejas, onde, antes, eram sepultados os de bem, em tempos em que não havia cemitério e no tempo em que, quem não tinha dinheiro, era enterrado nas vizinhanças das matrizes, das basílicas, das igrejas e capelas na frente e ao lado delas.
 Os nomes. Me impressiona e me emociona os nomes, nomes de gente, de gente antiga, nomes que foram populares em outra época e que estão totalmente fora de moda, autênticos palavrões...imaginemos uma menininha batizada, hoje, como Jovita???? A mãe, com certeza, pirou, surtou. Felicidade, Maria Felicidade - que lindo! -. Dionízia. Jacintha. Jacintha Heleodora! Francisca Mathilde. Hoje os nomes parecem marcas de loja, sei lá! Renner! Por que não??? Tudo, menos simples nomes de gente...Maria, José, Pedro, Luzia, João, Jorge...Luiz. Carlos...Carlos! Não tenho escutado esse nome por aí... Que horror!!!
Em tempos de nomes como Géssica, Webster, Kennyson, Emmanuele - consoantes dobradas é muito chique! - Paola - por que não Paula pelo amor de deus... estamos em Itália? - e os bíblicos - na última moda -, Esther, Hadassa (!), Esaú e outros. Eva, que acho tão bonito, ainda não ressuscitaram. Adão, ainda não e acho que não, não, não irão ressuscitar. Ou irão????
E é isto. Depois mostro - posto - o resto dos daguerreótipos daquela manhã de verão...era fevereiro..., um calor insuportável e eu e meu amigo enfiados em uma igreja a contemplar o quanto ficou bonita a minha, a nossa querida Igreja de Sant'Ana após restauro.
Naquele dia o ossuário estava fechado, então, teria mais fotos e fiquei só nas lápides.
Vamos passear pelas lápides?