sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Dona Delphina Doryléa Braga . Rio . 1921


 Dona Delphina era nora de Dona Corina Costa de quem já fiz uma postagem aqui. Dona Corina era uma rica senhora baiana, negra, tipo cabo-verde como se chamavam aquelas pessoas de pele escura,  cabelos ondulados e finos. Hoje eu nem mais ouço esta denominação, parece que caiu em desuso.
Dona Corina morava em um casarão em frente à Igreja da Lapa, Av. Joana Angélica, era amicíssima da família de minha amiga Antonia que é, hoje, a guardiã das "lembranças" de Dona Corina.
Um dos filhos de Dona Corina, Oscar, foi morar no Rio de Janeiro e lá se casou com Dona Delphina que é, portanto, a nora carioca de Dona Corina.
O casal morava na Av. Rui Barbosa, Flamengo, Morro da Viúva. Finíssimos! 
Esta magnífica foto mostra Dona Delphina, uma típica moça das primeiras décadas do séc. XX, elegantemente trajada e no rigor da moda naquela época e, como era RICA, veste o MELHOR. 
O vestido é todo em renda, a barra, uma beleza. Chique nas joias, no relógio de pulso-novidade!- no anel, pulseira e no simples cordão no pescoço com crucifixo. O máximo fica por conta da fitinha ao redor da cabeça, prendendo os cabelos e dando o look melindrosa. Mamãe melindrosa.
E o sapato! E o sapato! E a meia grossa! Uau!
Incrível como o rosto da fina Dona Delphina possui traços tão atuais! Parece um rosto familiar, um rosto moderno.
O menino, o bebé, está ótimo só com a parte de cima da camisinha. Devia estar calor no Rio e deixaram o neto de Dona Corina à vontade. "Não me pegue não, me deixe á vontade", deve ter balbuciado o rico petiz.
Adorei esta photo! Tão linda!
No próximo 18 de dezembro estará completando 93 anos que Dona Delphina enviou o seu original para Dona Dionysia! Pegou da pena e escreveu a linda dedicatória, olhando, talvez, quem sabe, a linda vista da Enseada de Botafogo.








Carmen Mayrink Veiga . Adorei Piscinas!


E quem disse que os felinos não gostam de água???
Adorei piscinas Carmen na água!
Tudo azul pra Carmen!
Tudo azul para o Antiguinho depois de um período de hibernação involuntária.
 De Repartição fechada.
 De Remington quebrada: "Aqui é o fim do mundo."
Na volta aos trabalhos, virão muitos gatos, gatas e... 
Carmen!