sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Eneida, Amor, Fantasia e Gargalhada



Esta foto está em um livro sobre Odorico Tavares, intelectual pernambucano, mas que viveu aqui em Salvador
Há muito tempo que escaneei esta foto e, agora, neste período carnavalesco e catando coisas no meu arquivo me lembrei desta imagem da escritora Eneida que era uma mulher incrível e é sempre relacionada ao carnaval. Animadíssima organizava no do Rio de Janeiro e em Belém, Pará, onde nasceu, o Baile do Pierrot que era um acontecimento.
Quando menino via sempre fotos de Eneida nas revistas da época, geralmente nessa época de Momo. E tinha as crônicas que ela escrevia também.
Eneida devia ser uma mulher fantástica! Infelizmente a foto não mostra bem o rosto dela, mas, pelo jeito, ela deveria estar dando uma gargalhada escandalosa e levando todos ao riso. Está com um bom drink na mão e um cigarro. Animada! Deve ter sabido viver.
Eneida de Vilas Boas Costa de Moraes - assim era o seu nome completo - escreveu em 1958 o livro História do Carnaval Carioca. Nos anos 70 foi homenageada pela Escola de Samba Salgueiro com o samba enredo Eneida, Amor e Fantasia.
Bem, mil coisas mais sobre Eneida e mais fotos estão no Google. Aqui tem apenas este meu textinho-homenagem e esta foto "quase inédita".
Amor e fantasia para todos e uma gargalhada à Eneida, aquela bem dada, bem gostosa!