sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Nossa Senhora da Conceição . Padroeira da Bahia


Hoje, 8 de dezembro é o dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do estado da Bahia. Este ano o dia caiu numa sexta-feira, proporcionando um feriadão aos soteropolitanos que podem, assim, descansar da faina, da labuta e luta diária.
Ajudai-nos Nossa Senhora da Conceição!
Não fui à procissão, aliás tem anos que não vou, imagino o trancetê para ir, o trancetê para voltar, então, melhor não ir. Rezo por aqui e acendo minha vela.
A Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia é a minha predileta, pra mim a mais linda de Salvador, o exterior é suntuoso, todo em pedra de Lioz que veio de Portugal numerada para ser montada depois.  A nave, o interior é pequeno, mas simplesmente o máximo, o estilo é o barroco, mas não é das mais riconas, cheias de ouro, mas tem muitos detalhes e um jeito, um clima de capela que acolhe e envolve os que ali entram. Dá um barato entrar ali. Adoro!
Preciso ir lá em um dia mais calmo para rezar - ô igreja boa para rezar! - e fotografar os detalhes que eu quero.
A igreja é do século XVIII, mas, nos fundos da construção, há ainda a antiga capela do século XVII e que foi descoberta a algum tempo. Passado e presente da igreja, história dentro da história.
Salve Nossa Senhora da Conceição
As imagens, todas, são de sites de jornais locais.
As imagens da santa com o manto mais claro é da procissão deste ano. Estava linda de branco, azul celeste e um véu curto dourado de tule. Acompanhavam a imagem de roca da santa, um Deus Menino, um São José e uma Santa Bárbara
Procissão das boas, fortíssima e o povo baiano fiel seguindo.