segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Passeio Antiguinho . Faiança Ornamental da Sede do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia




Na entrada dos fundos do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia encontram-se encimando o muro, três pinhas em faiança ornamental portuguesa. Apesar de serem ornamentos feitos para darem realce, beleza  e vida aos locais em que são colocados, geralmente no alto de fachadas, essas três que restam - parece que uma delas já foi surrupiada- estão tão sujas e "ao deus dará" que ninguém, acho, dá por fé em olhá-las, em se deter diante da beleza que elas são. 
Eu, é claro, fico fascinado por elas, inclusive porque estão colocadas tão baixo, em cima de uma pilastra de muro comum, feio, bem nas " nossas cabeças" à vista dos passantes que, diferentemente de mim, não as percebem.
Espero que elas continuem por lá, mesmo maltratadas e que não sejam roubadas!






 São duas iguais, tipo globo, com guirlandas decorando e pequenas cabeças de leão. Uma está em melhores condições, aliás, está menos suja! Mas, parece que estão perfeitas.





Uau!!!! É linda!!!!



 Tem um dos muros que falta um adorno, acho que deveria ser outro igual a este.


 E essas duas pinhas abaixo, parecidíssimas - ou igual! - com a única em azul do muro do Instituto, estão em um site de leilões. Elas são de fabricação portuguesa, da Fábrica Santo Antonio, Porto de onde deve provir todos esses lindos adornos do Instituto Histórico.


E o que eu previa, a destruição ou o roubo das lindas peças em faiança portuguesa, acabou de acontecer!
Ontem, 10.09.2015, passei pelo Instituto e tomei um susto!!! A pinha azul foi estraçalhada por loucos, pelos vândalos que tomaram conta da cidade. Uma pena!!!!
Conversei com um funcionário e ele me falou que invadiram o pátio para roubar. Se a pinha estava atrapalhando o "caminho" resolveram espatifar para poderem pular o muro.
Horror!!!
Uma tristeza!






Tonia Carrero . Propaganda do Sabonte Lever . Anos 50


E ontem, 23 de agosto, foi o aniversário de Tonia!!!!



São Bartolomeu . 24 de Agosto


E o dia do aniversário de minha mãe, Luci.