quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Garceta



Verbete na Enciclopédia Lello Universal.



Duas Senhoras Antiquíssimas!


 Dos guardados de Antonia Sampaio, esta photo de duas senhoras antigas com carinhas antiquadérrimas!
 São as irmãs Maricota e Alice da Costa Libório. 
Deviam ser prendadíssimas!
 Mestras dos guisados e dos quitutes. Dos bolos de 24 ovos e dos cocos ralados de costa.
 Do leite grosso apurado na "estopinha".
 Da canjica fervida e refervida até aparecer as "bocas de velha" na superfície brilhante, até se ver o fundo da panela, até soltar dos lados e só aí, então, despejar o líquido grosso e fumegante nas travessas e pratos gigantescos de louça inglesa.
Carinhas antigas! Milenares! Senhoras de escol! Deviam fazer uma Barafunda como ninguém! Colchas e toalhas imensas de linho meticulosamente desfiado e depois amarrado nos pontos fazendo aparecer os desenhos magníficos do debuxo. Uma beleza! Tardes imensas na Barafunda, nas Casas de Abelha, nas Pregas Religiosas. Dos peitilhos em Pregas Palito nas blusas de Cambraias. Cambraias alvas, pele de ovo, finíssimas!
Tardes nos cerzidos. Nas roupas de baixo de algodão, nos lençóis de Bramante. (Adoravam um Bramante de duas larguras, enfestado. Compravam peças inteiras!)
À noite ficavam com uma dorzinha de cabeça que não sabiam de quê. Fatigadas. Lassas. Exangues. Mofinas. 
Tomavam chazinhos e iam dormir, não, sem antes, desligarem o fogo deixado baixinho no decocto à tarde toda no doce de banana de rodinha que ferveu no tacho, ferveu, ferveu, cozinhou, apurou pra dar o ponto e ficou roxinho, roxinho. Uma beleza!


Não resisti e detalhei a blusa vestida por Dona Maricota. Uma riqueza!!!!


Um Ninho . Recitativo!

Muito bem!