sexta-feira, 20 de maio de 2016

Alegre Tirol


Três fotos compradas em BH, as tais das fotos que, com o passar do tempo viram um quase-lixo e são vendidas nos brechós, bazares, sebos etc. E eu compro! Adoro! Não acho nem um pouco mórbido como dizem alguns, trazer para casa as lembranças dos outros, as cenas e poses felizes das pessoas que, sabe-se lá, já estão mortinhas da silva.
As fotos das crianças fantasiadas de tiroleses devem ser dos anos 50. Infelizmente não tem nada escrito atrás, nada assentado e assim, elas ficam mais anônimas ainda, mais perdidas no tempo, mais esquecidas, mas prontas para um bom reciclo.
Gosto de ver e perceber como as creanças eram diferentes das de hoje! São completamente ingênuas, inocentes, angelicais e as carinhas tão satisfeitas e felizes! Diferente das de hoje que são elétricas, sempre insatisfeitas e agitadas. 
Esses petizes aqui estavam exultantes num carnaval que passou, felizes pois estavam vestindo a fantasia que desejaram ou que os pais idealizaram e imaginaram que elas ficariam bonitas.
O grupinho é o máximo, completamente sapeca, muito bem vestidos e caracterizados de habitantes do alegre Tirol. 
Imagino as mamães nervosas a comprarem os aviamentos pelo centro de BH... o feltro verde, os bicos bordados - deviam ser lindos esses bicos! - a tricoline para as blusas, as meinhas de listinha, os chapéus, as gravatinhas. Tudo um primor!
Realmente estavam um mimo o grupeto e devem ter acontecido nos bailes da tarde. E fizeram muitas fotos que, hoje, algumas estão aqui. Eternizadas.

 O elegante tirolês e a sua boa lança-perfume Rodouro. Apertava e...SSiiiSSSSiiiSSSiii...cheirosa, friinha. A cara dos carnavais d'antanho!

-Uma pose creanças! Bem alegres, estamos no Tirol!