quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Ramos Melo - Entalhador Pernambucano


 
Há uns três anos comprei esses dois entalhes do artista Ramos Melo. Fiquei alucinado pelos trabalhos e curioso de saber quem era esse artista que eu julgava ser baiano. Entrei na "casa de nóca" - o Google - e não encontrei nada em referência a ele. Liguei pra casa de Zu Campos, entalhador que tem atelier na Ladeira de Santa Tereza, e ele me deu  informações, poucas, sobre Ramos Melo: era de Pernambuco, veio morar aqui na Bahia onde trabalhou muito fazendo entalhes para instituições, bancos etc. Elogiou muito o trabalho dele, mas que, infelizmente, tinha morrido muito cedo. Esses trabalhos que comprei são lindos, cheios de detalhes e símbolos. Ele gostava de uns SSS, o que seria???Os dois são contornados de azul cobalto. As figuras tem olhos enormes...Apesar de ser um trabalho com tema popular, o artista tinha domínio da técnica, tinha uma linguagem e estilo próprios. Os dois entalhes confirmam isto. Ele não era um qualquer.
 

"Ele trabalhou para bancos..." Me lembrei das agências bancárias dos anos 60 e 70 que eram decoradíssimas com obras de arte, muitos entalhes cobrindo paredes, esculturas, pinturas, Tudo muito chique, uma coisa! Hoje é aquela pobreza de fórmica fosca e plástico. Tudo igual e todas iguais. Podres.


 
Este acima é de 1976. As bandeirolas neste trabalho lembram Volpi. Mas estas são de Ramos Melo - personalíssimas - que também usava elementos do folclore popular em seus trabalhos. O tradicional e o moderno misturados. Ele era um entalhador de características modernas, não era convencional e nem mesmo regional. Os entalhes são cheios de significados que intrigam a quem aprecia as obras. Universal eu diria ser o trabalho de Ramos Melo.


 Este acima, é menor, de 1971. Está menos conservado que o anterior, mas não importa. Quero mais Ramos Melo na minha casa!

Recentemente a sobrinha de Ramos Melo, Patrícia Betânia entrou em contato comigo e me mandou uma foto do artista, que eu não conhecia, e imagens de alguns trabalhos dele.
Agradeço a Patrícia Betânia pela gentileza e, agora, os admiradores de Ramos Melo poderão apreciar mais essas obras geniais do artista que seguem abaixo.






E a foto do artista e grande entalhador pernambucano, Ramos Melo.


Hoje, 19.07.2023 recebi um e-mail de Walter Anliker com imagens de trabalhos do artista Ramos Melo dos anos 80. Nessa época Walter morou na Boca do Rio, em Salvador, ficou amigo do artista e tiveram uma convivência bem próxima naqueles anos. Segundo Walter, Ramos Melo, que era pernambucano, foi morar depois em Olinda e, lá, visitou o artista por duas vezes.
As imagens das obras e do artista na década de 80 são sensacionais!! A produção dele foi enorme naqueles anos! Foram muitos entalhes, alguns bem  grandes como painéis e outros menores, todos lindíssimos e originais, cheios de símbolos e detalhes, imagens de muitos significados onde o artista pintava também a madeira depois de esculpida com cores vibrantes. São trabalhos executados com uma precisão e criatividade que só um grande talento poderia fazer.
Há alguns anos quando comprei dois entalhes de Ramos Melo eu fiquei impressionado com as obras dele. Fotografei e coloquei as imagens aqui no blog e sempre entra alguém lembrando do artista e enviando mais informações sobre ele. E hoje recebi essas imagens preciosas que estão abaixo, inclusive um postal escrito por Ramos Melo para o amigo Walter Anliker a quem novamente agradeço pelo verdadeiro presente que me enviou.








Onde andarão esses trabalhos lindos???





Abaixo, outras imagens de obras de Ramos Melo enviadas por Walter Anliker.







O artista Ramos Melo.