quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Maquineta - Relicário de Papel Rendilhado


Comprei este quadrinho relicário e que é também chamado de "maquineta" há poucos dias. Fiquei logo doido por ele e paguei um precinho nada barato, mas não consegui resisti em comprá-lo. Além do mais, se eu não o fizesse seria difícil achar um outro desse quadrinho - relicário - maquineta dando sopa por aí. 
Hoje, esses relicários são peças de museu e são valiosíssimos.
Não sei a procedência deste, mas, aqui na Bahia quem fazia esse tipo de trabalho eram as freiras do Convento dos Humildes na cidade de Santo Amaro e no Convento dos Perdões aqui em Salvador.
As freirinhas pacientes picotavam o papel como se fosse renda - tipo canivets - e emoldurava com ele uma estampa de algum santo. Este aqui é uma caixinha de madeira forrada de papel laminado prata e é tipo um altar com a estampa do Sagrado Coração de Jesus ao centro, ladeado por duas velinhas, dois jarrinhos e, o entorno, é todo de pedrinhas coloridas coladas dando luzes. Uma beleza!
Estou em êxtase com o meu relicário!


Esses relicários feitos em caixinhas fechadas, forradas e envidraçadas são chamados também de Lapinhas.


Na parte de trás se perdeu a virola que o prendia à parede. Tô usando ele apoiado, meio inclinado dentro de uma vitrine do meu armário. 
Abaixo, a lateral da maquineta forrada com o papel prata já bem esmaecido, gasto, bem velhinho. Mas, lindo!



Beleza!