sábado, 7 de dezembro de 2013

Reveillon no Clube Baiano de Tênis


Matéria do jornal Correio da Bahia sobre reveillons em Salvador. Dos reveillons de clubes o destaque foi para o Clube Baiano de Tênis com esta foto maravilhosa que, não resisti, e detalhei até não mais poder. Carinhas ótimas! A mesa estava uma maravilha, champanhota, uísques, vinhos, garrafas de guaraná- uma beleza!- taças, copos, caixinha de fósforos, uma echarpe de gaze jogada displicentemente na mesa...foi fino! Gastaram os tubos!


Não sei de quando seria esse reveillon. Anos 50, 60????





A echarpe de gaze sobre a mesa...

Ela está toda promovida! Não cabe em si de tanto contentamento!

Ela está com um super coque ou uma super banana de penteado.

Esta estava comandando a mesa...contando as novidades. Já devia ter tomado uísque com guaraná. À meia noite deve ter feito uma agonia! Feliz Ano Novo!!!!!!! Feliz 1959! Feliz 1953!

A tímida...foi com papai.

A fina...

Um casalzinho...


Igreja de Riachão de Jacuípe

Dos guardados...Adorei essa igreja de torres lindas.



Estação Ferroviária de Campo Formoso - Bahia

Será que ainda existe?

São Francisco - Imagem de 1526





São Crispim e São Crispiniano


Comprei essa estampa antiga de São Crispim e São Crispiniano, dei uma restauradinha e, antes de colocar na moldura, escaneei para colocar aqui. Amo essas estampas! Tenho uma de Santa Bárbara autêntica de Leiber, uma de Nossa Senhora do Parto, São Cosme e São Damião, o Sagrado Coração de Jesus e outras...A devoção a São Crispin e São Crispiniano, padroeiro dos fabricantes de sapatos e dos sapateiros era muito forte. Se comemorava com caruru aqui na Bahia. Havia também as santas Crispina e Crispiniana... Hoje a comemoração é mais discreta. 
Bom, entrei na "casa de Noca" (Google) pra ver se havia estampa igual a que comprei e não encontrei. Achei igual, mas  não do tipo das estampas clássicas como a minha. Aqui está lá é uma outra reprodução. Aproveitei, fiz um arrastão de imagens dos santos irmãos e achei coisas lindíssimas e estou colocando aqui. 
Imelda Marcos, a ex-primeira dama filipina e louca por sapatos, deve ser devota deles, com imagem entronizada no closet e tudo. 
No mais, muitos sapatos para todos nós!








"Iguar qui nem" a minha estampa...




Devotos em procissão. Será Portugal??? Vi outras fotos dessa comemoração e todos estavam de preto. Deve ser a cor dos santos ou da irmandade.






Salve 25 de Outubro!








Nessa imagem ele, Crispim ou Crispiniano, está com as vestes levantadas mostrando o pé. Não conhecia essa representação.




Que bela essa pintura ilustrativa da vida dos santos.Uma coisa!!!




Arraso!!!


Abaixo, um link de mais uma postagem dos santos irmãos que coloquei posteriormente aqui no blog.

crispim e Crispiniano

Gato - Desenho de Jean Cocteau





Gatos: Bengal . Burmese . Chartreux


Gato Bengal.

Gato Burmese.

Gato Chartreux.

Passeio - Desenho de Henrique Fluiss


Calçada em Pedra Portuguesa e Pernas