sábado, 16 de dezembro de 2017

Chico Buarque e Elis Regina . 1968


Dois anúncios da Campanha Nacional de Combate ao Câncer, veiculados na revista Seleções Reader's Digest, respectivamente nos meses de agosto e outubro de 1968.



Ventarola de Santa Bárbara


Na festa de Santa Bárbara deste ano, a ventarola com a imagem da santa deu a nota. Ótima ideia para espantar e aliviar - um pouco - o calor. Adorei. Queria uma para mim...
A foto é de Marina Silva para o Correio da Bahia.


Maracanã


Foto linda e terrível do Maracanã em dia de jogo, isto é, depois do jogo. 
Não gosto e não entendo de futebol, mas gosto do fenômeno futebol quando sei que ele une toda uma população de um país especialmente a brasileira. Não gostar de futebol neste país - do futebol - é exceção na qual estou incluído, mas eu se gostasse do esporte, penso que jamais teria uma atitude agressiva com um torcedor de time opositor. O ato de jogar é uma disputa entre dois times, então que vença o melhor. O perdedor tem que se conformar, partir para um outro jogo e, quem sabe, ser o vencedor da próxima partida.  E a vida segue. Agora ninguém se conforma mais em perder, há um descontrole, um surto de falta de educação geral e o vandalismo toma conta.
Não entendo como as pessoas que gostam deste esporte e dizem ter por ele amor, depredam um estádio, agridem outros torcedores, saqueiam, roubam e até matam. Praticam as maiores e mais absurdas vilanias com naturalidade. Sentimento de culpa, remorso, vergonha e arrependimento não têm mais, pois o lado animal tomou conta e o juízo e o raciocínio saíram de escanteio. 
Esta semana fiquei em choque com cenas que vi pela TV antes, durante e depois de uma partida entre dois times neste estádio que é a cara do Brasil.
O negócio não está bom. O país está doente.
A foto do Maracanã - sem crédito - visto através de um vidro craquelado de O Globo, edição de ontem, é um atestado disto.