sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Passeio Antiguinho . Casa no Campo Grande 2

 Antes que o ano se finde e vá pelo ralo abaixo, posto essas fotos que fiz em dois momento durante o ano. Esse casarão, aliás, já foi motivo de postagem aqui no blog.
Não sei quem foram os seus antigos proprietários, só sei que durante anos funcionou uma clínica muito conhecida e conceituada aqui em Salvador, a Check-Up. Depois essa clínica ficou desativada não sei o porquê, talvez por que surgiram outras mais equipadas, a cidade cresceu etc. etc.
O casarão ficou anos fechado e os sinais do abandono começou a aparecer. Lembro que, antes de fechar, entrei lé e me deparei com uma sala de espera só com cadeiras de vinhático forradas de palhinha. Um luxo! Para o acesso à clínica havia ao lado uma linda escada de mármore branco e corrimão de ferro inglês.
Quando entrei para fazer essas fotos, perguntei pelas cadeiras, portas e janelas todas em madeira de lei e, me disseram: "saci levou!" ou seja, no abandono em que se encontrava, os vândalos e usuários de drogas levaram tudo nas noites sinistras de Salvador.
Passando por lá este ano, vi, para o meu espanto - ainda me espanto - os operários desmontando a casa, derrubando paredes. Portões e janelas já não havia. Não havia nada, só os escombros e me disseram que iriam manter a fachada, "a casquinha do sorvete", e que a "clínica moderna" ao lado havia comprado a casa para expandir as suas instalações.
É isso. 
Mais um casarão que se vai, mais uma mudança na paisagem da cidade, mais um sentimento de "onde estou", " aqui, não havia uma casa?????"















 A escadaria de mármore coberta pelos escombros da demolição.


















 E a fachada segue sustentada. Parece que irão aproveitar a "casquinha do sorvete".


As duas fotos abaixo fiz no início de 2018: porta da frente e o postigo de metal em detalhe. Nessa época ainda não estava cercada de tapumes. Estava em open house para os vândalos.