segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Passeio Antiguinho . A Jomira


 Dia desses fui à Praça da Sé, entrei na galeria do Edifício Themis e fui na Jomira, loja que é tradicional aqui na cidade no ramo de apetrechos para bijouterias. 
Me lembro que quando se queria fazer bijouterias e nas vésperas do carnaval, todos corriam à Jomira para comprar a sua conta, canutilhos, miçangas, correntes, plumas, paetês, lantejoulas e etc. etc. e, para quem era ou é do candomblé, os apetrechos e objetos da religião se encontravam e se encontram sempre lá. 
Amei ter voltado ali e de ter conversado com a dona, super simpática, que me disse ter a loja quase 60 anos de funcionamento.
Lembrei a ela que há muitos anos, foi ali que comprei contas lindas de vidro negro para uma coroa de Santa Rita - pequeno terço - e que ela mesma havia montado para mim. Ela não lembrou, mas, como lembraria, se a loja atende a deus e o mundo há quase 60 anos!? São tantos os fregueses que já passaram por lá e, eu, fui mais um que comprou coisas do seu maravilhoso estoque.
Fiz essas fotos e dá pra ver que a loja possui balcões ainda de época de madeira e envidraçados, prateleiras também de vidro, vitrines antigas, enfim, a Jomira, é uma daquelas lojas que resistiram ao tempo e a dona, super simpática, continua lá atendendo a todos com uma educação e gentileza típicas daqueles antigos comerciantes que, antes de querer vender as mercadorias, eram super simpáticos com os fregueses, atenciosos, atendiam com cortesia e se tornavam queridos.
A Jomira é a cara de Salvador, loja encravada em um antigo edifício e que ainda se mantém, pois não foi tragada pelas grandes redes e continua prestando serviços àqueles que querem se enfeitar e adquirir objetos de culto do candomblé.
Tudo bem tranquilo, bem calmo e sem agonias: antes de comprar bate-se um papinho legal.












 Adorei esse objeto do culto de Yemanjá.







O acrílico da loja eu adoro!!! A baiana toda paramentada e com contas da Jomira.