domingo, 27 de março de 2022

Taboca

Um biscoito folhado finíssimo e que deve ser muito difícil de fazer. Eu nunca soube como se faz a taboca, suponho que a massa de farinha de trigo deva ser enrolada em um cone de latão e depois assada, mas deve ser tudo muito rápido porque a espessura da massa tem que ser muito fina e pode queimar muito facilmente, suponho.  A taboca quanto mais fina, mais delicada e melhor.  

Está ficando raro e muito difícil encontrar um taboqueiro mercando pelas ruas de Salvador. Antes era um tilintar sem fim. Encontrei esse por acaso, ou por sorte, ontem pela cidade, andava batendo no triângulo para chamar a atenção e carregando aquelas três latas unidas que abrigam o seu tesouro, as deliciosas tabocas. 

Salve os Taboqueiros, andarilhos, que devem andar quilômetros por dia embaixo de sol forte atrás dos seus fregueses, profissão cansativa que deve render pouco dinheiro. Não sei se a taboca hoje em dia está tão presente no desejo das pessoas, e principalmente das crianças, como já esteve um dia, aquele gostinho antigo e torradinho da levíssima massa que se desfaz na boca.