sábado, 13 de janeiro de 2018

Colherzinhas do Café Papagaio





No final da década de 90 ou início de 2000 eu comprei uma colherzinha do Café Papagaio, mas esqueci do fato completamente, tanto que fiz as duas postagens sobre o café e não coloquei nenhuma foto delas, o que seria de se esperar pela raridade da peça. 
Esta semana me deu um flash de memória e me lembei dessa compra, me lembrei que um amigo meu tinha ido lá em casa, eu mostrei a colher e morremos de rir e ele disse: - "só você mesmo, Jorge, pra achar essas coisas", e...kkkkkkkkk 
Me lembrei da da colher mas, onde estava???? Onde estaria????? Tenho tanta coisa velha...kkk .
São Longuinho, valha-me!!!
Procurei em duas caixas em que guardo apetrechos de cozinha que uso, mas não tanto. Não estava. Fui na estante/vitrine da sala onde guardo algumas colheres de prata em uma taça e não estava. Abri um armário da cozinha onde guardo xícaras, "xicrinhas" e mais colheres e, lá estava ela, aliás, elas, pois são duas colherzinhas, colherinhas, "culerzinhas" do Café Papagaio. Obrigado, São Longuinho!
Mas, o que fez que eu me lembrasse da tal colher foi um comentário de um visitante do blog. Abrindo a página para responder a um comentário dele, revi o anúncio postado e a mensagem que, quem comprasse 1 kg do café ganharia uma colher. Estalo!
E aí estão as duas. Uma está intacta, ninguém usou, ninguém mexeu com ela o saboroso Café Papagaio e, a outra, está desgastadinha na ponta, "sambada" e sem brilho, sinal de que foi usada à valer, mexeram bastante e foi lavada. Ótimo!!!



café papagaio
papagaio

Fui olhar uma lista telefônica de Salvador de 1975, procurei o Café Papagaio e não achei, nem no endereço da fábrica na rua Carlos Gomes e nem nas páginas amarelas, sinal que ele deixou de ser fabricado antes dessa data. 
As listas telefônicas são ótimas fontes de pesquisa, ali tem tudo o que funcionava e existia no comércio da cidade. Sem falar dos nomes completos dos assinantes, o que hoje seria um perigo!!!!






As colheres eram feitas de alumínio polido que, com o tempo, iam perdendo o brilho e se desgastavam com o uso, já que o material é frágil. Parece o que se chamava de "alumínio batido" feito com reaproveitamento do metal.
Essas do Papagaio eram fabricadas pela Radio, indústria que não consegui nenhuma informação por aí. Me lembro da Ricca, fábrica nacional e que fazia utensílios de cozinha variados de alumínio, mas eram de material bem melhor, bem duráveis e caros.
Me lembro que na feira de São Joaquim, se vendia muitos talheres de alumínio batido usado por pessoas mais pobres ou na cozinha. Eu tenho alguns antigos guardados, acho super interessantes.


É servido? É Papagaio!


Quando eu era menino as famílias se dividiam entre as que gostavam do Café Rio Branco, o América ou o Papagaio. Eu não lembro do preferido lá de casa.


Mas o que eu queria mesmo, era ver a embalagem do Café Papagaio feitas com folhas duplas de papel fino, colorida em tons de verde e amarelo - Brasil! - e com uma estampa linda de um papagaio no centro.