quarta-feira, 21 de junho de 2017

Um Costume Jacques Heim










Revendo um dos números da revista Jornal das Moças de janeiro de 1961, me detive neste vestido de imensas bolas, criação do costureiro francês Jacques Heim. Fiquei tão deslumbrado com o modelo que imaginei até que eu já tinha postado ele aqui, mas não. 
Corri então para escanear, escanear alguma coisa sobre Heim na minha Enciclopédia da Moda de Georgina O'Hara - texto abaixo - e dar uma espiadinha no Google e no Youtube.


No Google, li que Heim teve dois filhos e que depois da morte dele eles não deram continuação ao trabalho do pai. Um dos netos, Jacques Heim, mesmo nome do avô, é hoje diretor de uma companhia de dança em Los Angeles, a Diavolo, cuja marca atual - o diabinho -  é inspirada na antiga marca da maison de costura do avô.





E achei fotos de uma coreografia da Diavolo que me lembrou a estampa de bolas, os círculos imensos dos vestido de Jacques Heim, motivo dessa postagem.


Bolas que vão.


 Bolas que vêm.


Jacques Heim, o neto. 
A volta do nome do avô esquecido. Agora não mais na arte da moda, mas na arte da dança.







E o deslumbramento deste antigo modelo em grandes bolas violetas, "ideal para cocktail" do mestre Jacques Heim, agora, lembrado no Antiguinho.